A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será palco do evento “Abraço da democracia”, que marca os dois anos dos atos de ataque em 8 janeiro de 2023.

Leia também:
- MEI já pode fazer declaração anual; veja passo a passo
- MEI tem novo valor de contribuição mensal; confira valores
- IPVA 2025: saiba como pagar o imposto no Paraná
O evento irá começar na Sala de Audiências do Palácio do Planalto, às 9h30, com a reintegração de obras de arte restauradas após os ataques. Entre elas, se destaca um raro relógio do século XVII, trazido ao Brasil por D. João VI em 1808. Criado por Balthazar Martinot, relojoeiro do rei Luís XIV, o relógio, que possui apenas dois exemplares, havia sido destruído durante os ataques de 2023.
A peça foi recuperada na Suíça sem custos para o governo brasileiro a tempo para a comemoração, segundo Estadão.
O mecânico bolsonarista que destruiu o relógio histórico, Antônio Cláudio Alves Ferreira, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por crimes como golpe de Estado e associação criminosa armada. Ele e outros réus também foram condenados a pagar R$ 30 milhões em indenizações coletivas.
Às 10h30 será feito o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, avaliada em R$ 8 milhões, que foi furada durante os ataques antidemocráticos. Uma cerimônia com a presença de autoridades está prevista para às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui