O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, de 72 anos, procurou atendimento médico nesta quinta-feira (28) após apresentar enjoo e dores abdominais. De acordo com nota oficial da Vice-Presidência, exames preliminares indicaram um quadro de inflamação intestinal.

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (Foto: Adriano Machado / Reuters)

Alckmin foi atendido no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde segue sob observação médica. A equipe responsável informou que novos exames estão previstos ainda para esta tarde, a fim de confirmar o diagnóstico e avaliar a necessidade de tratamentos adicionais.

A informação foi divulgada pela Vice-Presidência da República por meio de comunicado à imprensa. “O vice-presidente realizou exames preliminares que sugerem uma inflamação intestinal, os quais serão complementados à tarde”, diz a nota.

O episódio ocorre poucos dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, ter sofrido uma crise de labirintite, também atendido no mesmo hospital. Na ocasião, Lula cancelou compromissos da tarde de segunda-feira (24), e Alckmin chegou a substituí-lo em agendas oficiais.

Segundo o Palácio do Planalto, o presidente passou cerca de duas horas no hospital após sentir vertigem, realizou exames de sangue e tomografia, e retornou à residência oficial no mesmo dia.

O histórico recente de saúde das principais lideranças do Executivo federal, incluindo uma cirurgia de emergência feita por Lula em dezembro de 2023 — motivada por uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda —, reacende a atenção sobre o bem-estar da cúpula do governo.

Até o momento, não há previsão de afastamento das funções por parte de Alckmin. A assessoria da Vice-Presidência deve divulgar nova atualização após a conclusão dos exames complementares.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.