A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abre oficialmente nesta segunda-feira (2) a agenda do Ano Legislativo de 2026. A partir das 14h30, será realizada a sessão solene que marca o retorno das atividades parlamentares após o recesso regimental. Em seguida acontece a primeira sessão ordinária do ano, quando os deputados estaduais vão analisar, em plenário, os oito projetos que constam na pauta.

Mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), liderada pelo presidente Alexandre Curi (PSD).
Mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), liderada pelo presidente Alexandre Curi (PSD). (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A cerimônia contará com a leitura da tradicional Mensagem Anual do Poder Executivo. Previsto na Constituição Estadual, o documento apresenta um balanço das ações desenvolvidas pelo governo Ratinho Junior ao longo de 2025 e uma síntese das metas e prioridades para o exercício político-administrativo deste ano.

O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), diz que, em 2025, a Assembleia aprovou 700 projetos de lei e ampliou o diálogo com a sociedade por meio de audiências públicas, da Assembleia Itinerante e da Assembleia nos Bairros. O objetivo agora é manter a transparência que marca sua gestão.

“Mostramos que é possível legislar com eficiência, economia, proximidade com os paranaenses e absoluta transparência. Em 2026, seguimos firmes nesse caminho: uma Assembleia aberta, presente nos municípios, com foco no debate sobre temas de interesse público e na construção de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, afirmou o deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Pré-candidato ao governo do Paraná nas eleições de outubro, Curi deve deixar a presidência da Alep e a Casa Legislativa ao fim deste ano.

“A Mesa Executiva segue focada em manter a Casa organizada, econômica e transparente, garantindo eficiência administrativa, respeito às normas e um funcionamento equilibrado do Parlamento. O objetivo é dar continuidade a um trabalho sério, que preserve a credibilidade da Assembleia e fortaleça a confiança da sociedade nas instituições”, disse o primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno (PSD).

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), ressalta que os trabalhos legislativos serão retomados “com a seriedade que a população espera: diálogo, transparência e foco em resultados”.

8 projetos na ordem do dia da Alep na abertura de 2026

Fachada do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná no Centro Cívico de Curitiba
Assembleia Legislativa do Paraná retoma as atividades parlamentares com a abertura do ano legislativo de 2026. (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A ordem do dia da próxima segunda-feira conta com oito itens, dos quais cinco serão votados em turno único. Veja abaixo quais são e do que tratam:

  • Projeto de lei 542/2025, dos deputados Alexandre Curi e Anibelli Neto (MDB), institui o Vale da Rota da Seda do Paraná, consolidando o Estado como líder nacional na produção de casulos de bicho-da-seda, responsável por cerca de 86% da produção brasileira. Será votado em segundo turno.
  • Projeto de lei 158/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), institui a “Semana Estadual de Conscientização e Prevenção às Doenças em Animais Idosos”, dedicada à conscientização, ao cuidado e à prevenção da saúde de animais domésticos com idade avançada. A proposta cria também a “Campanha de Solidariedade para Adoção de Animais Idosos”. Será votada em primeiro turno.
  • Projeto de lei 1072/2025, de autoria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), extingue os serviços distritais de Vila Rica do Ivaí, da Comarca de Icaraíma, e de José Lacerda, da Comarca de Reserva, alterando a Lei nº 14.277/2003.
  • Projeto de lei 9/2025, do deputado Luiz Corti (PSB), institui o Dia e a Semana Estadual do Agronegócio, a serem comemorados anualmente no dia 25 de fevereiro. Vai a turno único.
  • Projeto de lei 436/2025, da deputada Marli Paulino (SD), reconhece a tradicional Festa da Tainha de Guaratuba, realizada entre junho e julho, como manifestação cultural e gastronômica do litoral paranaense. Turno único.
  • Projeto de resolução 18/2025, apresentado pela Mesa Executiva, denomina “Deputado Algaci Ormário Túlio” a Sala da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O homenageado iniciou a carreira como radialista, foi vereador e vice-prefeito de Curitiba, além de deputado estadual. Ele morreu em 2021, por complicações da Covid-19.
  • Projeto de lei 93/2024, assinada pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Flávia Francischini (União), concede o título de utilidade pública à Associação Pescadores de Vidas de Cambará
  • Projeto de lei 1167/2025, do deputado Goura (PDT), concede o título de utilidade pública à Associação Esporte Clube Mengão Lindoia, de Curitiba,

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE