Paraná - O ex-senador paranaense Álvaro Dias conversou com a Rádio Jovem Pan News após romper com o Podemos — sigla que ajudou a fundar e na qual foi candidato à Presidência da República, em 2018. Em tom de desabafo, Álvaro disse que o partido traiu seu propósito: “A política tem sido um cenário de injustiça, ingratidão, traição (…) O objetivo da maioria dos partidos (…) é aumentar a sua bancada de deputados federais porque com isso aumenta o valor do fundo partidário, do fundo eleitoral.”

O ex-senador afirmou que o Podemos se rendeu a um sistema “perverso”, que só mira dinheiro do fundo partidário e do fundo eleitoral.
Veja a fala de Àlvaro Dias sobre a saída do Podemos:
Outro Estopim: A Falta De Democracia Interna
Além disso, Álvaro citou a falta de democracia interna para escolha de lideranças. No Paraná, a presidência do Podemos estaria sendo alvo de uma costura para ser ocupada pela mãe do deputado federal Felipe Francischini, do União Brasil, até que o parlamentar possa trocar de legenda e assumir oficialmente o comando do Podemos em razão da janela partidária.
Perguntado sobre a costura Álvaro disse que quis mencionar nomes, mas durante a conversa declarou: “O fato do partido não realizar convenções (…) já corrompe o propósito inicial (…)Então, quando um partido começa a ser gerido desta forma, é, não é mais o meu lugar“.
Convites, Senado e Eleições 2026
Sobre o futuro, o ex-senador revelou ter recebido convites do MDB e da Rede Sustentabilidade e antecipou que não pretende demorar para escolher uma nova legenda. No entanto, frisou que a definição não será em função da garantia de espaço para disputar a eleição ao Senado em 2026. Sobre ser ou não candidato, o ex-senador respondeu: “Eu diria que estou ganhando tempo para resolver essa questão, se disputo ou não eleição“.
Veja o que diz Àlvaro Dias sobre o futuro político:
Assista à entrevista completa com Álvaro Dias:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui