Pela primeira vez desde março de 2020, as portas do Palácio Rio Branco foram reabertas, nesta segunda-feira (08, para que cidadãos e cidadãs possam acompanhar presencialmente os debates e votações de projetos de lei, na Câmara Municipal de Curitiba.

“Agora, neste momento de retomada, após uma decisão do Colégio de Líderes e com os indicadores favoráveis, estamos reabrindo as portas da Câmara Municipal de Curitiba, após 1 ano e 8 meses, para participação da população, com responsabilidade e todos os cuidados, pois a pandemia não acabou”, afirmou o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros).

Tico reforça que a CMC não parou durante a pandemia da covid-19. O que possibilitou com que a população pudesse retornar ao plenário foi uma avaliação, feita na semana passada, pelo médico e diretor do Centro de Epidemiologia da Prefeitura de Curitiba, Alcides Oliveira, em conjunto com a diretora-geral da Casa, Jussana Marques, e a enfermeira do trabalho e servidora, Liege da Fonseca Rocha.

Além da presença de público, o Colégio de Líderes decidiu manter as sessões em formato híbrido (presencial e online), mas acabar com o limite de vereadores em plenário. As audiências públicas e sessões solenes também já podem ser realizadas no plenário, com convidados no local. Outra novidade é a retomada do programa de visitação, destinado a grupos específicos e escolas

“A Câmara é um órgão público que precisa estar mais próximo da população. E nós, vereadores e vereadoras, estamos sempre ouvindo as demandas das pessoas, intermediando as questões com a prefeitura e outros órgãos para encontrar as melhores soluções para toda a comunidade”, reforçou o presidente.

Agora, com muita alegria estamos reabrindo a CMC para a presença física da população”

completou Kuzma.