Após cassação de Renato Freitas, Ana Júlia será reempossada pela CMC na terça (23)
A primeira suplente do Partido Trabalhista (PT), Ana Júlia Ribeiro, de 22 anos, foi convocada pela Câmara Municipal de Curitiba para assumir a vaga cassada de Renato Freitas, por definição de grande parte do plenário, no dia 05 de agosto. A posse da nova vereadora será na sessão plenária da próxima terça-feira (23), no Palácio Rio Branco.
A bancada feminina se tornará a maior da história na cidade, com nove vereadoras. Sendo que, Ana Júlia, será a mais nova entre as integrantes da 18° legislatura, e a segunda a assumir uma cadeira na casa. Com seu mandato parlamentar da 1° legislatura, Maria Olympia Carneiro Mochel, com 21 anos, foi a mais jovem.
No dia 05 de agosto, o plenário confirmou a cassação do mandato de Renato, por 23 a 7 votos. Ainda estudante universitária, é a segunda vez que a acadêmica é empossada no cargo. A primeira foi no dia 04 de julho. Porém Freitas retomou ao mandato e, Ana Júlia retornou à suplência, devido a concessão liminar em agravo de instrumento movido pela defesa do parlamentar, em que a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima suspendeu os efeitos Sessão Especial de Julgamento do Processo Ético Disciplinar.
Atualmente, a vereadora cursa Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Em 2016, estava presente na liderança estudantil secundarista durante as ocupações dos colégios estaduais, em contestação à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016.