Durante o último domingo (3) manifestantes favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas para pedir por anistia aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, que terminou com os prédios dos Três Poderes depredados. Logo, na internet, surgiram divergências sobre o real tamanho dos atos.

Muitos usuários, contrários ao ex-presidente, afirmaram que os atos “floparam”, termo utilizado para se referir a uma manifestação esvaziada. Porém, segundo levantamento do site Poder360, ao menos 57,6 mil pessoas estiveram na Avenida Paulista, na capital do estado de São Paulo. Para chegar a este número, o portal utilizou imagens aéreas captadas entre às 15h e 15h20.
Segundo o site, a rota foi esquadrinhada com ajuda do Google Earth e, com isso, foi calculado o público através da metragem de espaço ocupado.
Veja os números do ato pró-Bolsonaro e anistia apresentados pelo Poder360
Em primeiro lugar estão as manifestações do dia 25 de fevereiro de 2024, que reuniu até 350 mil pessoas. Em segundo lugar está o ato do dia 06 de abril de 2025, que reuniu 60 mil pessoas. Já no dia 07 de setembro do último ano, o ato alcançou 58 mil participantes. No último dia 03, foram 57,6 mil pessoas, enquanto no dia 29 de junho deste ano, com a presença de Jair Bolsonaro, foram pouco mais de 16,4 mil manifestantes, segundo o site.
Porém, o Monitor do Debate Político, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), vinculado à Universidade de São Paulo (USP), aponta números diferentes. Segundo o levantamento, os atos do último domingo em São Paulo tiveram 37,6 mil pessoas.
Porém, é importante ressaltar que a margem de erro apresentada por este levantamento é de 12%, ou seja, o número real, segundo o estudo, pode ter sido de 33,1 mil até 42,1 mil. Este levantamento foi feito via Inteligência Artificial e também utilizou de fotos aéreas, registradas às 15h33.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.