Cidades do Paraná recebem, nesta quinta-feira (8), manifestações para lembrar os três anos do 8 de janeiro, episódio que marcou a história recente do país com a depredação de órgãos públicos em Brasília, em meio a uma tentativa de golpe. Atos pró-democracia foram convocados em Curitiba, Londrina e Maringá.

Atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes estiveram em Brasília
Mais de 600 pessoas foram condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Há exatos 3 anos, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram, saquearam e depredaram o Palácio do Planalto, sede do Executivo, o prédio-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Federal. Eles exigiam um golpe militar, após a vitória democrática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022.

As manifestações são iniciativas de movimentos populares. Em Curitiba, o ato “8 de janeiro nunca mais” foi chamado pelo PT Paraná (Partido dos Trabalhadores). A concentração dos manifestantes ocorre às 17h na praça Santos Andrade.

“Neste ano, a mobilização tem dois fatores especiais. O primeiro deles é a condenação em definitivo de Bolsonaro e dos militares que atentaram contra o estado democrático de Direito. O segundo é a tentativa de um golpe legislativo com a aprovação do PL da Dosimetria que visa trazer impunidade para os golpistas presos”, informou a sigla.

Ao menos outras duas cidades paranaenses também confirmaram atos para lembrar o 8 de janeiro. Em Londrina, no Norte do estado, a manifestação ocorre em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, também as 17h. Já em Maringá, o ato pró-democracia ocorre no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, às 18h.

Ato em Brasília marca os 3 anos do 8 de janeiro

Movimentos populares também convocaram uma grande manifestação nesta quinta-feira (8) em Brasília, com o tema “Brasil nas ruas pela democracia”. O evento ocorrerá em frente ao Palácio do Planalto, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir das 10h.

Os atos de 8 de janeiro ocorrem no mesmo dia em que o Lula deverá vetar a chamada PL da Dosimetria, projeto de lei aprovado pelo Congresso e que reduz as penas aplicadas aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. A iniciativa poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pela trama golpista.

O Supremo Tribunal Federal, que foi um dos alvos de depredação há 3 anos, também promove um evento para relembrar os atos golpista. Com o tema “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”, a programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.