Autoridades debatem ações tomadas sobre saúde mental em Londrina
A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores discutiu nesta segunda-feira (27) as ações tomadas na área de saúde mental que foram previamente listadas para os anos de 2021 até 2024 em Londrina, no Norte do Paraná. As ações realizadas foram apresentadas pela prefeitura.
Leia também:
De acordo com a prefeitura do município, durante este tempo, 12 psicólogos foram contratados. Também criaram uma equipe itinerante, composta por psicólogo e enfermeiro, para atuação em saúde mental diretamente em 12 unidades de acolhimento de crianças, adolescentes e adultos, como casas lares e abrigos.
Um concurso público da prefeitura, que está em andamento, prevê vagas para profissionais de Enfermagem e Psicologia para atuação nas áreas de Saúde da Família e Atenção Domiciliar. O secretário de Saúde, Felippe Machado, informou que foi aberto um Chamamento Público para credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços de Psiquiatria.
Ainda de acordo com Machado, a Prefeitura também está capacitando os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que façam o acolhimento aos pacientes e acionem os Caps, caso seja necessário. Segundo a vereadora Lenir de Assis, a Comissão de Seguridade Social pretende agendar uma audiência pública para apresentar e debater com a população os serviços de saúde mental ofertados na cidade
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para obter os números das metas que foram colocadas em prática em relação à saúde mental, mas até o momento não houve resposta.