O Air Force One, aeronave presidencial dos Estados Unidos, apresentou problemas elétricos nesta quarta-feira (21), com Donald Trump a bordo, a caminho do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A informação foi confirmada pela Casa Branca.

A tripulação identificou a falha elétrica cerca de 30 minutos após a decolagem da Base Conjunta Andrews, em Maryland. Por cautela, o avião retornou ao local, para que Trump e sua comitiva seguissem à Suíça em outro voo.
“Após a decolagem, a tripulação do Air Force One identificou um pequeno problema elétrico. Por excesso de cautela, a aeronave está retornando à Base Conjunta Andrews. O presidente e sua equipe embarcarão em outro avião e seguirão viagem para a Suíça”, informou a Casa Branca, em comunicado.
Relação estremecida de Trump com países europeus
A presença de Trump em Davos, a partir desta quarta-feira (21), para participar do Fórum Econômico Mundial, ocorre no âmbito de um forte desgaste com a Europa. O principal motivo é a escalada das tensões sobre uma possível anexação da Groenlândia, defendida pelo presidente norte-americano.
O território semiautônomo, rico em minerais raros e petróleo, é ligado à Dinamarca, mas passou a ser cobiçado por Donald Trump especialmente pela posição estratégica que favoreceria a defesa dos Estados Unidos.
Para forçar a incorporação do território, o mandatário ameaçou impor tarifas comerciais a países europeus que se oponham à proposta.
Realizado anualmente em Davos, o Fórum Econômico Mundial é considerado uma oportunidade para que países atraiam investimentos e reforcem as relações diplomáticas, além de debater as perspectivas macroeconômicas atuais.
Assim como em anos anteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá ao encontro com líderes mundiais. O Brasil será representado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.