A coligação de Beto Richa terá mais tempo durante o horário eleitoral
O tucano Beto Richa (PSDB) será o candidato que mais terá tempo na propaganda eleitoral gratuita do rádio e da televisão, que inicia na próxima semana, dia 19 de agosto. Richa terá 8 minutos e 42 segundos. Já a petista Gleisi Hoffmann terá 4 minutos e Roberto Requião (PMDB), 2 minutos e 56 segundos.
Dos candidatos ao Senado, a coligação do “Todos Pelo Paraná”, do PSDB, é novamente a que terá mais tempo no ar, totalizando 4 minutos e 21 segundos. A coligação que envolve o PT, “Paraná Olhando Para Frente”, terá 2 minutos. E a coligação “Paraná com Governo”, do PMDB terá 1 minuto e 28 segundos.
O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio vai até o dia 2 de outubro de segunda à sábado em dois horários, à tarde das 13h até as 13h50 e a noite das 20h30 até as 21h20. Caso haja segundo turno a propaganda eleitoral retorna no dia 11 de outubro e termina no dia 24 do mesmo mês.
Os dias de apresentação estão definidos da seguinte forma: segundas, quartas, e sextas são os dias de propagandas dos candidatos a governador, senador, e deputado estadual. Já terças, quintas, e sábados são os dias dos candidatos à presidência e deputados federais.
As coligações e partidos também terão direito a inserções todos os dias na grade de programação. Essas inserções são propagandas pequenas que acontecem ao longo do dia na grade normal da TV e do rádio. Ao total serão 537 inserções ao longo dos 45 dias, sendo 12 inserções por dia.
A ordem para definição do sorteio de tempo de cada partido/coligação foi feita de acordo com o número de partidos na coligação e a representatividade na Câmara Federal, ou seja, quanto maior a bancada do partido, ou mais partidos estiverem em uma coligação, mais tempo terá na TV e rádio.
No primeiro dia de propaganda eleitoral, o primeiro partido que começará com sua apresentação será o Partido Republicano Progressista, e o último é a coligação “Paraná Olhando Para Frente”, do PT. A ordem de apresentação dos partidos se inverte conforme o cronograma, assim o primeiro partido será o último e vice-versa.
No programa para candidatos à presidência, a candidata petista Dilma Housseff será a que terá mais tempo no horário eleitoral gratuito. Veja aqui como ficou a distribuição do tempo para os candidatos à presidência.
Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.
Clique aqui para ler todo o conteúdo da cobertura eleitoral do RIC Mais.