O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (03) os nomes que irão comandar as pastas da Agricultura, Saúde, Fazenda, Cultura e Segurança Pública durante a próxima administração estadual, que começa no próximo dia 1º de janeiro.

Deputado Fernando Francischini.Foto: Renato Araújo/ABR/Divulgação

Fernando Francischini (Foto: Renato Araújo/ABR)

O deputado federal e delegado da Polícia Federal Fernando Francischini foi o indicado para a Secretaria da Segurança Pública.

Francischini aspira ao cargo desde o início do primeiro mandato de Richa e assume a pasta depois de um ano difícil para a segurança no Estado, com mais de 20 rebeliões em presídios paranaenses. Francischini já foi secretário Antidrogas na gestão de Richa à frente da Prefeitura de Curitiba entre 2008 e 2010.

Deputado Fernando Francischini.Foto: Renato Araújo/ABR/Divulgação

Mauro Ricardo Costa (Foto: Valter Pontes)

A Secretaria da Fazenda ficará sob a responsabilidade do auditor fiscal da Receita Federal Mauro Ricardo Costa.

A convocação de Costa reflete bem a preocupação de Beto Richa com as finanças do estado.Atualmente, Costa é secretário da Fazenda do município de Salvador (BA). Em 2013, o prefeito de Salvador, ACM Neto, “importou” Costa do governo de José Serra, em São Paulo, onde também comandava a Fazenda. A intenção da administração municipal era que o auditor ajudasse a alavancar a arrecadação da capital baiana.

Os outros três nomes anunciados já fazem parte do governo e permanecem nas mesmas pastas. Na Secretaria da Agricultura e Abastecimento será mantido o economista e técnico agrícola Norberto Ortigara. O farmacêutico Michele Caputo Neto segue à frente da Secretaria da Saúde e o jornalista Paulino Viapiana continua na Secretaria da Cultura.