Foz do Iguaçu - A Black Friday de Ciudad del Este, considerada o maior evento de compras da América Latina, será realizada entre os dias 20 e 23 de novembro deste ano. A edição de 2025 promete superar todas as anteriores em estrutura, segurança, número de turistas e volume de vendas. Com promoções que podem ultrapassar os 70% de desconto em produtos selecionados, a ação mobiliza todo o setor comercial da região e atrai milhares de brasileiros.

“Esse é o maior evento de compras de toda a América Latina”, afirmou Armando Ghazzaoui, coordenador geral da Black Friday. “Cada loja que participa é obrigada a queimar um determinado item. No mínimo um item eles têm que queimar no preço.”
Para garantir a qualidade do evento, a organização adota critérios rígidos de seleção dos estabelecimentos participantes. “Não é qualquer um que pode entrar. A gente passa por um crivo, uma análise para ver se tem algum histórico de problema com defesa do consumidor ou qualquer tipo de problema com turista. Essas lojas não entram”, explicou Armando. “Também fizemos várias reuniões com os órgãos de segurança do Paraguai e do Brasil e juntos estamos trabalhando para dar segurança ao turista.”
A segurança é reforçada por órgãos oficiais do governo paraguaio, conforme destacou o presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, Said Taigen. “O Ministério do Interior e a Polícia Nacional se sentem parte dos organizadores do Black Friday. Podemos oferecer um serviço de segurança 100%.”
No ano anterior, o evento contou com reforço de 200 policiais, número que deve se superar este ano. Um promotor de justiça também será designado para atuar diretamente no local durante os dias de promoção.
A Lisa Villalba, empreendedora e representante da Cachaça Cancioneira, também prepara descontos especiais para o evento. Ela atua em Naranjal, no departamento de Alto Paraná, e destaca que até 70% de suas vendas vêm de brasileiros.
“Claro que a Cancioneira vai ter que estar presente ali com um descontasso, chamando todos os nossos clientes do Brasil para que venham degustar e levar para revender nos seus locais”, convidou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui