Jair Bolsonaro deverá receber alta médica nesta quinta-feira (1º), de acordo com a equipe médica que acompanha o ex-presidente no Hospital DF Star, em Brasília. Caso não haja nenhum novo problema de saúde, Bolsonaro irá retornar à cela da Superintendência da Polícia Federal (PF), também na capital federal, onde cumpre pena de 27 anos de prisão no processo da chamada trama golpista.

Jair Bolsonaro; ex-presidente está preso em Brasília
Ex-presidente teve melhora do quadro de soluços, segundo a equipe médica que o acompanha no hospital, em Brasília. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom Agência Brasil)

“A princípio, a alta já está programada, salvo alguma intercorrência. Nós pretendemos chegar cedo (nesta quinta), fazer a avaliação de rotina e, se não houver nada de diferente, comunicar a superintendência da PF, aí já não depende mais de nós”, afirma o cardiologista Brasil Caiado.

Crise de soluços

O ex-presidente foi internado na véspera do Natal para tratar uma crise de soluços e, desde então, passou por ao menos três cirurgias. Os procedimentos visaram bloquear o nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma, músculo que atua na respiração, além de uma cirurgia de hérnia inguinal.

Ontem (31), Bolsonaro foi submetido a uma endoscopia para avaliar o estado de recuperação do sistema digestivo. De acordo com nota divulgada pelo staff médico, o político apresentou melhora dos soluços. A endoscopia mostrou um quadro de gastrite e uma esofagite.

Bolsonaro também está usando um aparelho ao dormir para o tratamento de apneia, um distúrbio que interrompe momentaneamente a respiração durante o sono.

“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF
Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou melhora dos soluços. Foi realizada endoscopia digestiva alta, evidenciando persistência de esofagite e gastrite. Segue em tratamento para doença do refluxo gastroesofágico, em fisioterapia respiratória, terapia de CAP noturno e medidas preventivas para trombose. Tem previsão de alta hospitalar para o dia 01/01/2026″, diz o boletim médico.

 A internação de Bolsonaro para tratar da saúde, em Brasília, foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

*com informações da Agência Brasil

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.