A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que ele receba assistência religiosa na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O político cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por participação na trama golpista. O pedido será apreciado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Jair Bolsonaro; ex-presidente deverá passar por operação
Ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por participação na trama golpista. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

“A liberdade religiosa constitui direito fundamental assegurado a todos os cidadãos, inclusive àqueles que se encontram sob custódia estatal. Tal garantia abrange não apenas a preservação das convicções pessoais, mas também o pleno exercício da fé, mediante acompanhamento espiritual prestado por ministros religiosos de confiança do assistido”, destacam os advogados no pedido.

Grupo de orações

Bolsonaro recebia acompanhamento espiritual semanal no período em que esteve em prisão domiciliar. Conforme a defesa, não houve qualquer registro de incidente, prejuízo institucional ou perturbação da ordem pública durante as rezas na casa do ex-presidente.

A participação em um grupo de orações, entretanto, foi inviabilizada após a transferência para a sede da PF para cumprimento da pena em regime fechado.

O ex-presidente pediu assistência religiosa de dois políticos: o ex-deputado federal e bispo Robson Rodovalho, da igreja Sara Nossa Terra, e o deputado distrital e pastor Thiago Manzoni (PL).

Ainda no requerimento, a defesa sustenta que o atendimento espiritual poderá ser realizado de forma individual, com supervisão institucional, sem interferência na rotina da unidade nem risco à segurança do estabelecimento.

A assistência religiosa a detentos é um direito garantido pela Constituição e pela Lei de Execução Penal, independentemente da fé do apenado. O procedimento visa à ressocialização e bem-estar dos presos, e é concedido após manifestação de vontade do custodiado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.