Brasil - O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá passar por uma nova cirurgia nesta segunda-feira (29), em Brasília, para tratar um quadro de soluços persistentes. O estado de saúde dele é estável, de acordo com o mais recente boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star.

Jair Bolsonaro; ex-presidente enfrenta inelegibilidade após decisão de Alexandre de Moraes
As crises de soluços se estendem há cerca de nove meses, de acordo com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Esse será o terceiro procedimento a que Bolsonaro é submetido nos últimos dias para bloqueio do nervo frênico, estrutura responsável pelo controle do diafragma. No sábado (27), a equipe médica que acompanha o ex-presidente realizou cirurgia no nervo frênico direito. Hoje, o tratamento complementar ocorre no lado esquerdo da estrutura.

“Para amanhã (hoje, 29), está programada a complementação do tratamento, com bloqueio do nervo frênico esquerdo, para posterior avaliação dos resultados. O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”, informou o Hospital DF Star, em comunicado.

De acordo com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, as crises de soluços se estendem há cerca de nove meses. A nova crise começou na noite de sábado e se estendeu até a manhã de ontem (28).

“Foi realizado o procedimento no nervo frênico direito, e o lado esquerdo está programado para segunda-feira. Jair não teve um noite boa; apresentou uma nova crise de soluços, iniciada por volta das 23h, que permaneceu até as 11h20 da manhã, sem pausas, o que lhe causou grande exaustão e elevação da pressão arterial”, disse Michelle, em suas redes sociais.

Na última quinta-feira (25), o ex-presidente já havia passado por intervenção inicial para correção de uma hérnia inguinal.

A internação de Bolsonaro para tratar da saúde, em Brasília, foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal na capital federal, após condenação na chamada trama golpista.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.