Brasil - O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova cirurgia de bloqueio do nervo frênico esquerdo nesta segunda-feira (29) no hospital DF Star, em Brasília, com o objetivo de amenizar as crises de soluço. O procedimento durou cerca de uma hora e terminou por volta de 15 horas, segundo informou a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro em suas redes sociais.

Ex-presidente Jair Bolsonaro passou por novo procedimento para amenizar soluços
Ex-presidente Jair Bolsonaro passou por nova cirurgia para amenizar soluços. (Foto: Mateus Bonomi/Reuters)

Esta foi a segunda vez, em menos de uma semana, que o ex-presidente realizou o bloqueio do nervo frênico. O procedimento, caracterizado como minimamente invasivo e realizado com anestesia local, visa interromper impulsos nervosos responsáveis pelas contrações involuntárias do diafragma, associadas ao quadro de soluço. É indicado em casos de soluço intratável persistente, especialmente quando outros tratamentos se mostram ineficazes.

Segundo o último boletim médico divulgado pelo hospital, Bolsonaro segue sendo acompanhado por equipes multidisciplinares e apresenta quadro clínico estável. O hospital informou que não há previsão de alta até o momento. O procedimento pode ser repetido, se necessário, até que haja controle do sintoma.

Na postagem, Michelle disse estar aguardando a subida do marido para o quarto no Hospital DF Star, em Brasília.

Segunda cirurgia em Bolsonaro para amenizar soluços

Bolsonaro passou pelo primeiro procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico no último sábado (27). Na ocasião, o procedimento foi focado no nervo direito. Nesta segunda, o tratamento focou no lado esquerdo do nervo.

Segundo os médicos, não é recomendado realizar o bloqueio dos nervos dois lados simultaneamente, devido ao risco de complicações respiratórias. Por isso, a intervenção foi dividida em duas etapas.

Bolsonaro está internado no hospital DF Star desde a última quarta-feira (24). Ele deu entrada para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O ex-presidente deixou a prisão na Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena de 27 anos de detenção pelo crimes de golpe de estado e atentado violento ao Estado Democrático de Direito.

A cirurgia na hérnia ocorreu com sucesso na quinta-feira (25). Nesta segunda, um dos filhos do ex-presidente, Jair Renan, esteve no hospital para ver o pai. Ao sair, disse a jornalistas: “Meu pai não está bem, se estivesse bem não estava fazendo a cirurgia”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE