O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo nas redes sociais em apoio a Filipe Martins, seu ex-assessor internacional, que será ouvido pela Justiça dos Estados Unidos na próxima semana. A audiência, marcada para Orlando, na Flórida, analisará uma possível fraude no sistema de imigração norte-americano.

No vídeo, Bolsonaro questiona o fato de nunca ter sido procurado pela Polícia Federal como testemunha no processo e afirma que a investigação sobre a suposta entrada clandestina de Martins nos EUA seria uma “armação”.
A ação judicial na qual Filipe Martins será ouvido foi movida pelo próprio ex-assessor, que busca esclarecer a alteração de seus dados de entrada nos Estados Unidos pelo Departamento de Imigração do país.
Martins chegou a ficar seis meses preso no ano passado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República no caso que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento da admissibilidade dessa denúncia está marcado para 29 de abril na Primeira Turma do STF. A defesa do ex-assessor nega as acusações.
Bolsonaro defende ex-assessor; veja vídeo:
Quem é Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
Filipe Martins é ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência. Em dezembro de 2022, Filipe saiu do Brasil com Bolsonaro. Somente em 2023, o ex-assessor voltou ao país.
Durante a delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência, Filipe foi citado. Ele foi apontado como o responsável por levar até Bolsonaro uma proposta de decreto para que Bolsonaro instaurasse estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto ainda era presidente.
Em junho de 2021, Martins foi denunciado por fazer um gesto supostamente alusivo a movimentos racistas, durante uma sessão no Senado. Na ocasião, Filipe negou o significado do sinal com as mãos e chegou a ser absolvido em primeira instância.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui