O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recupera da longa cirurgia intestinal a que foi submetido no domingo (13). A princípio, Bolsonaro segue em observação na UTI no Hospital DF Star, em Brasília, e seu estado de saúde é considerado estável pelos médicos. A cirurgia, que terminou por volta das 21h20 de domingo, durou mais de 11 horas.

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro atualizou o andamento da cirurgia ao longo do dia em suas redes sociais e agradeceu ao apoio e orações. Em seguida, ela expressou gratidão à equipe médica que operou o ex-presidente.
“Nossos anjos aqui na Terra! Por 12 horas, Deus usou as mãos dessa equipe maravilhosa para cuidar do meu amor. Minha eterna gratidão a essa equipe médica extraordinária que, com precisão, competência e humanidade, conduziu as 12 horas de cirurgia do nosso capitão. O cuidado de vocês fez toda diferença”, postou então Michelle.
Como foi a cirurgia que durou mais de 11 horas
Bolsonaro entrou no centro cirúrgico por volta das 9h da manhã de domingo, para os procedimentos pré-operatórios, e a cirurgia de laparotomia exploradora começou às 10h, com o objetivo de liberar aderências intestinais e reconstruir sua parede abdominal. O quadro era consequência de complicações da facada que ele sofreu em 2018, em atentado durante a campanha presidencial.

O ex-presidente sentia fortes dores na região do abdômen desde a última sexta-feira (11) quando então interrompeu um evento do PL no Rio Grande do Norte e precisou ser levado de helicóptero para Natal. Na noite de sábado (12) foi então transferido para Brasília em um avião com UTI aérea.
Ao longo da tarde e da noite, apoiadores do ex-presidente se reuniram na portaria do hospital e fizeram orações a cada três horas. A última foi feita às 21 horas, minutos antes de Michelle anunciar o término da cirurgia. Em seguida, apoiadores puxaram gritos de ordem, como “esse dia não será de luto, será de alegria” e que Bolsonaro precisava ser curado para “salvar o País”.
Após o término do procedimento, a equipe médica divulgou uma nota afirmando que a cirurgia foi bem sucedida, “sem intercorrências ou necessidade de transfusão de sangue”. Os médicos concederão uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira para dar mais detalhes da cirurgia e para atualizar o estado de saúde de Bolsonaro.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui