O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recupera da longa cirurgia intestinal a que foi submetido no domingo (13). A princípio, Bolsonaro segue em observação na UTI no Hospital DF Star, em Brasília, e seu estado de saúde é considerado estável pelos médicos. A cirurgia, que terminou por volta das 21h20 de domingo, durou mais de 11 horas.

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Estado de saúde do ex-presidente é considerado estável (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil).

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro atualizou o andamento da cirurgia ao longo do dia em suas redes sociais e agradeceu ao apoio e orações. Em seguida, ela expressou gratidão à equipe médica que operou o ex-presidente.

“Nossos anjos aqui na Terra! Por 12 horas, Deus usou as mãos dessa equipe maravilhosa para cuidar do meu amor. Minha eterna gratidão a essa equipe médica extraordinária que, com precisão, competência e humanidade, conduziu as 12 horas de cirurgia do nosso capitão. O cuidado de vocês fez toda diferença”, postou então Michelle.

Como foi a cirurgia que durou mais de 11 horas

Bolsonaro entrou no centro cirúrgico por volta das 9h da manhã de domingo, para os procedimentos pré-operatórios, e a cirurgia de laparotomia exploradora começou às 10h, com o objetivo de liberar aderências intestinais e reconstruir sua parede abdominal. O quadro era consequência de complicações da facada que ele sofreu em 2018, em atentado durante a campanha presidencial.

equipe médica que operou o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília
Equipe médica afirmou que cirurgia foi bem sucedida (Foto: Reprodução/Instagram/@michellebolsonaro)

O ex-presidente sentia fortes dores na região do abdômen desde a última sexta-feira (11) quando então interrompeu um evento do PL no Rio Grande do Norte e precisou ser levado de helicóptero para Natal. Na noite de sábado (12) foi então transferido para Brasília em um avião com UTI aérea.

Ao longo da tarde e da noite, apoiadores do ex-presidente se reuniram na portaria do hospital e fizeram orações a cada três horas. A última foi feita às 21 horas, minutos antes de Michelle anunciar o término da cirurgia. Em seguida, apoiadores puxaram gritos de ordem, como “esse dia não será de luto, será de alegria” e que Bolsonaro precisava ser curado para “salvar o País”.

Após o término do procedimento, a equipe médica divulgou uma nota afirmando que a cirurgia foi bem sucedida, “sem intercorrências ou necessidade de transfusão de sangue”. Os médicos concederão uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira para dar mais detalhes da cirurgia e para atualizar o estado de saúde de Bolsonaro.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui  

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.