Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) mostrou que a maioria dos deputados federais desejam que Jair Bolsonaro (PL) abra mão da candidatura a presidente da República em 2026, em detrimento a outro nome da oposição.

Entre os 203 deputados entrevistados (40% do total de parlamentares na Câmara dos Deputados), 51% deseja que Bolsonaro abra mão da candidatura, 23% que ele deve tentar voltar a ser presidente e 26% não souberam ou não responderam.
Vale lembrar que atualmente, Bolsonaro está inelegível, ou seja, não pode concorrer a qualquer cargo político no Brasil. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2023 e deixa o ex-presidente fora da disputa até 2030.
Bolsonaro foi condenado pelo crime de abuso de poder político por ter colocado em dúvida a fidedignidade do sistema eleitoral durante as Eleições de 2022.
Tarcísio vence Bolsonaro como candidato favorito da oposição para deputados

A pesquisa ainda avaliou quem a oposição deve escolher como candidato para as eleições presidenciais de 2026. Entre alguns nomes ventilados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu mais menções dos parlamentares, mesmo com Jair Bolsonaro na disputa. Confira abaixo os números desse recorte:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 49%;
- Jair Bolsonaro (PL) – 13%;
- Michelle Bolsonaro (PL) – 6%;
- Eduardo Bolsonaro (PL) – 5%;
- Ratinho Júnior (PSD) – 4%;
- Ronaldo Caiado (União) – 3%;
- Flávio Bolsonaro (PL) – 1%;
- Rodrigo Manga (Republicanos) – 0%;
- Romeu Zema (Novo) – sem menções;
- Não souberam ou não responderam – 19%.
Deputados ainda avaliam que Lula perderá eleição presidencial em 2026

Outro cenário avaliado pela pesquisa é se o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conseguirá ser reeleito em 2026. Segundo os parlamentares ouvidos, hoje a tendência é que um candidato da oposição vença a disputa.
Dos 203 deputados entrevistados, 50% acredita que um candidato de oposição vencerá as Eleições de 2026, enquanto 35% avalia que Lula será reeleito presidente. Outros 15% não souberam ou não responderam.
Pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 203 deputados (40% de todos os parlamentares da Câmara dos Deputados), com base na divisão representativa do parlamento pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, bem como blocos ideológicos.
Assim, entre os deputados entrevistados 35% são de estados do Sudeste, 29% do Nordeste, 21% do Centro-Oeste e do Norte e 15% do Sul.
A margem de erro do levantamento é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui