Duas pesquisas divulgadas nesta semana mostram que os brasileiros estão divididos sobre as medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo levantamento do PoderData, 40% dos entrevistados consideram errada a decisão de Moraes de proibir Bolsonaro de usar redes sociais. Outros 36% disseram que a medida está correta, e 25% não souberam ou preferiram não opinar.
Entre os eleitores de Bolsonaro, a reprovação à medida é maior: 50% consideram a decisão errada, enquanto 27% a apoiam. Já entre os eleitores do presidente Lula (PT), 44% disseram concordar com a proibição, e 32% acham que Moraes errou.
A pesquisa PoderData ouviu 2.500 pessoas entre os dias 26 e 28 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
Datafolha: maioria aprova uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro
Já a pesquisa Datafolha, publicada nesta quinta-feira (1º), aponta que 55% dos brasileiros aprovam o uso de tornozeleira eletrônica em Bolsonaro. Esse mesmo percentual acredita que o ex-presidente pretendia deixar o país antes de ser julgado.
Outros 41% desaprovam as medidas cautelares, 1% não concordam nem discordam, e 3% não souberam responder. Sobre a possibilidade de fuga, 36% disseram não acreditar que Bolsonaro tentaria sair do Brasil, e 10% não opinaram.
O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro também é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!