O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a declarar publicamente que pretende disputar a Presidência da República em 2026, apesar de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A fala, originalmente feita em março durante um evento em São Paulo, foi republicada nesta quarta-feira (21) pelo próprio Bolsonaro em sua conta na plataforma X (antigo Twitter).

Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026
Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026 (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Na gravação, Bolsonaro diz que será candidato, assim como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que deve buscar a reeleição. “Nós dois seremos candidatos ano que vem. O Tarcísio para reeleição e eu para presidente”, afirmou. Ele também contestou a decisão do TSE que o tornou inelegível até 2030, dizendo: “Qual foi o crime que eu cometi? Me reunir com embaixadores?”

Durante a gravação, Bolsonaro também fez críticas ao que chama de “lawfare” — termo usado para descrever perseguição política via judicial — e chegou a comparar a situação do Brasil com a da Romênia, onde, segundo ele, um candidato de direita foi retirado da disputa eleitoral. Ele também questionou: “Estamos no ritmo da Venezuela?”

As declarações foram feitas durante visita ao Salão Nacional e Internacional das Motopeças, na zona norte da capital paulista. Bolsonaro estava acompanhado do governador Tarcísio de Freitas e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No local, ele visitou estandes, experimentou um capacete de grafeno — produzido por empresa que fundou com o filho em 2024 — e elogiou o governador paulista, seu ex-ministro da Infraestrutura e aliado político.

A inelegibilidade de Bolsonaro foi determinada em junho de 2023, com decisão da maioria dos ministros do TSE. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, por conta da reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022, na qual questionou sem provas a segurança das urnas eletrônicas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.