O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (6), o ingresso da Indonésia no Brics, bloco econômico de países com economia emergente, fundado em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China.

“O governo brasileiro saúda o governo indonésio por seu ingresso no Brics. Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do Brics”, informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Leia também:
Quarta maior população do planeta, com 284 milhões de habitantes, e 10ª maior economia do mundo, em termos de paridade de poder de compra, segundo o Banco Mundial, a Indonésia se candidatou a entrar no Brics em agosto de 2023, mas somente após as eleições presidenciais no país, realizadas no ano passado, a entrada foi oficializada.
Membros do Brics
Além dos fundadores e da África do Sul, incluída em 2011 e considerada também um membro fundador, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Arábia Saudita ingressaram no grupo em 2024. A expectativa é que em 2025, Cuba, Malásia, Bolívia e Tailândia sigam a Indonésia e se unam ao bloco.
No total, 13 nações foram convidadas para fazer parte do Brics. Portanto, espera-se também que Nigéria, Turquia, Argélia e Vietnã confirmem participação no futuro.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!