O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, na noite de quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, sobre a imposição de uma nova tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. De acordo com Lula, a resposta será por meio da lei de reciprocidade econômica. A resposta foi enviada através de nota pelo Palácio do Planalto.

lula de um lado e trump de outro
O presidente volta a falar sobre o assunto nesta quinta (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ Kevin Lamarque/ Reuters

Ainda nesta quinta-feira (10) o presidente Lula voltou a se pronunciar sobre Trump em entrevista exclusiva à jornalista Christina Lemos, do Jornal da Record.

A nova tarifa ainda pode afetar o Paraná. Em 2024, os Estados Unidos contribuíram com US$ 1,2 bilhão em exportações de produtos das empresas paranaenses.

Confira a nota de resposta de Lula a Trump

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém. O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais. No contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática. No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira. É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos. Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo.”

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jessica de Holanda

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.