Representantes do Brasil e dos EUA devem se reunir na próxima semana para discutir o “tarifaço” contra as exportações brasileiras aos norte-americanos. Desde agosto, diversos setores da economia brasileira enfrentam tarifas de 50% nessas negociações.

Marco Rubio, Donald Trump, Lula e Mauro Vieira durante reunião dos EUA e Brasil sobre tarifaço
Brasil ainda não conseguiu reduzir tarifas aplicadas pelos EUA. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Segundo a agência Reuters, o encontro contará com as presenças do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

Vieira declarou a jornalistas em Belém (PA), cidade que receberá a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que o encontro com Rubio deverá ocorrer no Canadá, antes da reunião do G7 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo).

O Governo Federal espera que novas reuniões ocorram entre representantes dos dois países, mas com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O que é o “tarifaço” aplicado pelos EUA contra as exportações do Brasil?

Donald Trump, presidente dos EUA, que isentou centenas de produtos do Brasil de tarifa de exportação.
Desde agosto, os EUA aplicaram tarifas de 50% nas exportações de diversos setores econômicos do Brasil. (Foto Shealah CraigheadOfficial White House Photo)

Desde 1º de agosto, os EUA colocaram em práticas tarifas de 50% nas exportações em diversos itens do Brasil. Setores como o florestal tiveram grande retração nos embarques aos norte-americanos.

Mesmo com essa decisão, Donald Trump isentou centenas de produtos do Brasil dessa tarifa. A lista contém cerca de 700 itens de itens de setores como agronegócio, mineração, florestal, automotivo e aviação.

A lista completa com os produtos isentados, bem como o decreto na íntegra assinado por Trump, está disponível neste link.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.