Representantes do Brasil e dos EUA devem se reunir na próxima semana para discutir o “tarifaço” contra as exportações brasileiras aos norte-americanos. Desde agosto, diversos setores da economia brasileira enfrentam tarifas de 50% nessas negociações.

Segundo a agência Reuters, o encontro contará com as presenças do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Vieira declarou a jornalistas em Belém (PA), cidade que receberá a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que o encontro com Rubio deverá ocorrer no Canadá, antes da reunião do G7 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo).
O Governo Federal espera que novas reuniões ocorram entre representantes dos dois países, mas com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O que é o “tarifaço” aplicado pelos EUA contra as exportações do Brasil?

Desde 1º de agosto, os EUA colocaram em práticas tarifas de 50% nas exportações em diversos itens do Brasil. Setores como o florestal tiveram grande retração nos embarques aos norte-americanos.
Mesmo com essa decisão, Donald Trump isentou centenas de produtos do Brasil dessa tarifa. A lista contém cerca de 700 itens de itens de setores como agronegócio, mineração, florestal, automotivo e aviação.
A lista completa com os produtos isentados, bem como o decreto na íntegra assinado por Trump, está disponível neste link.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.