Depois de recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitora do Paraná (TRE-PR), ficou definido que quem assumirá a cadeira deixada pelo Subtenente Everton (PSL), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), será Cassiano Caron Sobral de Jesus (PSL). Everton teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, por fazer “caixa 2” nas eleições de 2018.
Na época, o subtenente Everton foi eleito com 13.047 votos, que agora foram distribuídos pelos candidatos da Coligação Endireita Brasil (PSL, PTC e Patri). Cassiano havia concorrido como deputado federal em 2018, mas perdeu a eleição e ficou como suplente. Em 2020, ele concorreu ao cargo de vereador de Curitiba, mas também não se elegeu. Então saiu do PSL.
Na semana passada, porém, quando viu que teria a chance de assumir o lugar do ex-colega de partido, rapidamente se filiou ao PSL de volta. Caso ficasse sem partido, não poderia assumir como deputado estadual.
Além de Everton, quem também teve o mandato cassado pelo TSE, pelo meso motivo (caixa 2), foi o suplente de deputado federal pelo PSL, Antonio Carlos da Silva Figueiredo.
Francischini
O deputado estadual Fernando Francischini (PSL) também está tendo o mandado analisado pelo TSE. Na semana passada, no mesmo dia que o TSE cassou o Subtenente Everton, também votaria a cassação de Francischini, acusado de disseminar fake news através de mensagens de Whats App. Porém um dos ministros do TSE pediu vistas ao processo, o que fez suspender temporariamente a votação.
Mas, o julgamento já retornou à pauta e voltará a ser votado na próxima quinta-feira (28). Francischini foi o deputado estadual mais votado do Brasil, com quase meio milhão de votos.