A Câmara de Curitiba diplomou três novos vereadores nesta quarta-feira (8), após os titulares se licenciarem do cargo para assumirem secretarias municipais na capital paranaense.

Câmara de Curitiba terá três novos vereadores; Entenda
Rodrigo Marcial, Tânia Guerreiro e João da 5 Irmãos foram diplomados nesta quarta. (Foto: Carlos Costa/CMC)

João da 5 Irmãos (MDB), Rodrigo Marcial (Novo) e Sargento Tânia Guerreiro (Podemos) foram diplomados na sessão desta quarta.

João herdou a vaga de Professor Euler (MDB), que assumiu a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Marcial substitui Amália Tortato (Novo), nova secretária do Desenvolvimento Humano; e Guerreiro assume a cadeira de Marcelo Fachinello (Podemos), que será responsável pela Secretaria de Governo.

Leia também:

“Desejamos muito trabalho, sorte e sucesso aos vereadores empossados nesta data, assim como desejamos trabalho sorte e sucesso aos que estão exercendo as funções de secretários na gestão do prefeito Eduardo Pimentel e do vice Paulo Martins”, disse Tico Kuzma (PSD), presidente da Câmara de Curitiba.

Conheça a trajetória política dos novos membros da Câmara de Curitiba:

  • João da 5 Irmãos é natural de Curitiba, comerciante e contador formado pela PUC-PR, com pós-graduação em Marketing. Seu apelido vem da tradição familiar no comércio, com o Bar e Mercearia 5 Irmãos, fundado em 1986. Eleito vereador pela primeira vez em 2020, João é conhecido por sua atuação social, como os projetos “Verdura Solidária” e “Circuito Social Skate”, que promovem inclusão e oportunidades para famílias de baixa renda e jovens atletas. Nas eleições de 2024, conquistou 5.396 votos pelo partido MDB;
  • Sargento Tânia Guerreiro nasceu em Sapopema (PR) e retorna à Câmara para o seu segundo mandato. Formada em Pedagogia, com especialização em Metodologia para o Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, a parlamentar tem mais de 30 anos de atuação no combate à pedofilia e ao abuso infantil. É autora de quatro manuais sobre a prevenção de abuso sexual de menores e se destacou em seu primeiro mandato por defender causas sociais. Na eleição de 2024, recebeu 5.064 votos pelo partido Podemos;
  • Rodrigo Marcial é natural de Curitiba, onde graduou-se em em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Economia pela FAE Business. Ele é professor universitário e fundador da “Escola de Curitiba”. Durante sua atuação anterior no Legislativo, quando foi suplente de Indiara Barbosa, Marcial focou em propostas voltadas à educação e à gestão pública. Recebeu 2.324 votos na última eleição pelo partido Novo.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.