A Câmara de Curitiba diplomou três novos vereadores nesta quarta-feira (8), após os titulares se licenciarem do cargo para assumirem secretarias municipais na capital paranaense.

João da 5 Irmãos (MDB), Rodrigo Marcial (Novo) e Sargento Tânia Guerreiro (Podemos) foram diplomados na sessão desta quarta.
João herdou a vaga de Professor Euler (MDB), que assumiu a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Marcial substitui Amália Tortato (Novo), nova secretária do Desenvolvimento Humano; e Guerreiro assume a cadeira de Marcelo Fachinello (Podemos), que será responsável pela Secretaria de Governo.
Leia também:
“Desejamos muito trabalho, sorte e sucesso aos vereadores empossados nesta data, assim como desejamos trabalho sorte e sucesso aos que estão exercendo as funções de secretários na gestão do prefeito Eduardo Pimentel e do vice Paulo Martins”, disse Tico Kuzma (PSD), presidente da Câmara de Curitiba.
Conheça a trajetória política dos novos membros da Câmara de Curitiba:
- João da 5 Irmãos é natural de Curitiba, comerciante e contador formado pela PUC-PR, com pós-graduação em Marketing. Seu apelido vem da tradição familiar no comércio, com o Bar e Mercearia 5 Irmãos, fundado em 1986. Eleito vereador pela primeira vez em 2020, João é conhecido por sua atuação social, como os projetos “Verdura Solidária” e “Circuito Social Skate”, que promovem inclusão e oportunidades para famílias de baixa renda e jovens atletas. Nas eleições de 2024, conquistou 5.396 votos pelo partido MDB;
- Sargento Tânia Guerreiro nasceu em Sapopema (PR) e retorna à Câmara para o seu segundo mandato. Formada em Pedagogia, com especialização em Metodologia para o Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, a parlamentar tem mais de 30 anos de atuação no combate à pedofilia e ao abuso infantil. É autora de quatro manuais sobre a prevenção de abuso sexual de menores e se destacou em seu primeiro mandato por defender causas sociais. Na eleição de 2024, recebeu 5.064 votos pelo partido Podemos;
- Rodrigo Marcial é natural de Curitiba, onde graduou-se em em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Economia pela FAE Business. Ele é professor universitário e fundador da “Escola de Curitiba”. Durante sua atuação anterior no Legislativo, quando foi suplente de Indiara Barbosa, Marcial focou em propostas voltadas à educação e à gestão pública. Recebeu 2.324 votos na última eleição pelo partido Novo.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui