Câmara de Curitiba marca posse de Ana Júlia Ribeiro para vaga de Renato Freitas
Está marcada para segunda-feira (4) a posse de Ana Júlia Ribeiro (PT) como vereadora de Curitiba. Ela assume a vaga de Renato Freitas, que teve mandato cassado pelo plenário da Câmara Municipal. Aos 22 anos, Ribeiro será a mais nova da atual legislatura e a nona mulher a exercer a função atualmente na capital. A cerimônia de posse está marcada para às 14h.
- Leia também: Estudante conhecida por discurso na Assembleia será convocada para vaga de Renato Freitas na Câmara
Nas Eleições de 2020, Ana Júlia foi a candidata mais votada para a Câmara que não se elegeu. Ela teve 4.538 votos, ficando à frente de 18 dos candidatos eleitos para as 38 vagas. Do PT, Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas tiveram votação maior que a estudante. Ela ficou conhecida em 2016 após fazer um discurso, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), defendendo a ocupação de estudantes em 850 escolas paranaenses.
Com a posse da petista, a Câmara de Curitiba terá a maior bancada feminina da história, com nove vereadores exercendo o mandato simultaneamente. Ana Julia Ribeiro é estudante universitária, cursando Direito na PUC-PR e Filosofia na UFPR e pré-candidata a deputada estadual nas Eleições 2022.