O Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Curitiba decidiu na manhã desta quinta-feira (4), reabrir o plenário para que a população possa acompanhar as sessões plenárias e outros eventos.

A partir de segunda-feira (8), qualquer pessoa poderá vir à Câmara Municipal e permanecer no Palácio Rio Branco, desde que respeitada a capacidade do espaço para visitantes.

Outras medidas também foram flexibilizadas. Acabou o limite do número de vereadores em plenário, entretanto as sessões continuam híbridas, ficando o formato – presencial ou online – a critério de cada um.

As audiências públicas e sessões solenes também poderão ser realizadas no plenário, com convidados no local. A Câmara de Curitiba ainda retomará o programa de visitação, destinado a grupos específicos e escolas.

O presidente Tico Kuzma (Pros) deixou claro que a Câmara mantém portas e janelas abertas para ventilação do ar, disponibiliza álcool em gel e obriga o uso de máscaras a todos os participantes, seguindo todos os protocolos vigentes.

Para a tomada de decisão, foi realizada uma nova avaliação no início desta semana pelo médico e diretor do Centro de Epidemiologia da Prefeitura de Curitiba, Alcides Oliveira, acompanhado por Kuzma, pela diretora-geral da CMC, Jussana Marques, e a enfermeira do trabalho da CMC, Liege da Fonseca Rocha. Ambas também participaram da reunião do Colégio de Líderes.

O Colégio de Líderes ainda foi informado que a Mesa tomou uma iniciativa para redução do uso da água e de energia elétrica e publicará uma portaria nos próximos dias. E a diretora-geral fez uma apresentação aos líderes com a atualização das licitações em andamento e os projetos da Comissão Executiva que estão em tramitação.