Curitiba - A Câmara Municipal de Curitiba vai discutir, no ano que vem, um ajuste nas regras de conduta para vereadores. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Tico Kuzma (PSD), em entrevista à Rádio Jovem Pan News, nesta quinta-feira (18). Hoje é muito subjetivo o que é quebra de decoro. A gente precisa deixar mais explícito no regimento interno, até onde vai o direito do vereador de falar e o que passa a ser quebra de decoro”, afirmou. A revisão no Código de Ética será avaliada pelos próprios vereadores, durante ano eleitoral, que tende a acirrar discursos e as chances de exploração política do plenário. O texto deve incluir o controle sobre manifestações em redes sociais.

Presidente da Câmara de Curitiba Tico Kuzma em entrevista à Rádio Jovem Pan News
Tico Kuzma diz que Câmara de Curitiba terá regramento de conduta em ano eleitoral (Crédito: Reprodução Youtube Jovem Pan News)

Candidaturas elevam alerta sobre discurso ideológico

Ao menos, dez vereadores devem disputar cargos de deputado estadual ou federal. Para o presidente da Câmara, o risco está no uso de discursos ideológicos agressivos e confrontos como estratégia para engajamento. “A minha convicção ou a minha intuição diz que vai se acirrar esse debate ideológico por causa das eleições e porque diversos desses vereadores que têm essa pauta ideológica vão ser candidatos”, alertou.

Inspiração na Assembleia Legislativa do Paraná

As medidas estudadas pela Câmara devem seguir os moldes do regramento aprovado, este ano, pela Assembleia Legislativa do Paraná. A intenção, diz o vereador é deixar mais claros os critérios que caracterizam a quebra de decoro parlamentar e criar punições alternativas à cassação. O novo texto será preparado por uma comissão especial antes de ir ao plenário e deve incluir também limites para discursos feitos nas redes sociais: “A nossa proposta é colocar igual a da Assembleia, colocar isso também”, disse Kuzma.

Confira o que disse o presidente da Câmara:

Tico Kuzma anuncia revisão no Código de Ética da Câmara Municipal de Curitiba

Balanço das ações e perspectivas para 2026

Kuzma que deve ser candidaro a deputado estadual ainda fez um balanço dos trabalhos. O vereador falou sobre votações estratégicas, controle sobre o uso dos carros alugados para vereadores e destacou recorde de proposições e de representações por suposta quebra de decoro parlamentar. “Esse recorde também de denúncias contra os vereadores, por suposta quebra de decoro parlamentar, marcou esse primeiro ano dessa legislatura”, pontuou .

Assista a entrevista completa aqui:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.