O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) teve a candidatura à Prefeitura do município indeferida pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (5).

Candidatura de Barbosa Neto a prefeito de Londrina é indeferida pela Justiça Eleitoral
Barbosa Neto foi prefeito de Londrina entre 2009 e 2012 (Foto: Divulgação / Barbosa Neto)

A decisão emitida pela juíza eleitoral Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da 42ª Zona Eleitoral de Londrina, apontou que o candidato está inelegível para disputar as eleições deste ano por ter sido condenado por crimes contra o patrimônio público enquanto foi prefeito da cidade.

A juíza eleitoral cita decisões da Justiça em que Barbosa Neto foi condenado. Em uma delas, o ex-prefeito foi sentenciado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) a perda dos direitos políticos por seis anos e a ressarcir os cofres públicos em R$ 178.917,26 pelo crime de improbidade administrativa.

Leia também:

O candidato ainda pode entrar com um recurso na Justiça Eleitoral pelo deferimento do registro. Enquanto não houver decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o tema, Barbosa Neto pode continuar com os compromissos de campanha normalmente.

Caso o indeferimento da candidatura de Barbosa Neto se confirme, Londrina terá seis candidatos na disputa pela Prefeitura: Coronel Villa (PSDB), Diego Garcia (Republicanos), Isabel Diniz (PT), Professora Maria Tereza (PP), Tiago Amaral (PSD) e Tercílio Turini (MDB).

Barbosa Neto foi eleito prefeito de Londrina em uma eleição complementar realizada em 2009. Mas três anos depois, a Câmara de Vereadores do município aprovou o impeachment do chefe do executivo.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Barbosa Neto não respondeu os questionamentos até o fechamento da matéria.

Atualização

Em coletiva de imprensa divulgada nas redes sociais, Barbosa Neto afirmou que já recorreu da decisão e que está tranquilo. Segundo ele, venceu todos os 25 processos que respondeu e que, neste último caso, já foi absolvido na esfera criminal.

Ainda, Neto disse que o dinheiro – cerca de R$ 300 mil pagos à empresa que ajudou na formação dos primeiros guardas municipais – foi gasto na própria logística do curso e no pagamento de professores. Barbosa Neto segue em campanha.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.