O ex-presidente Jair Bolsonaro irá passar por uma cirurgia nesta quinta-feira (25), feriado de Natal. De acordo com o cirurgião-geral Claudio Birolini, responsável por acompanhar o caso, o procedimento é considerado padronizado e apresenta baixo risco de complicações.

Segundo o médico, a cirurgia tem duração estimada entre três e quatro horas. Birolini destacou que, embora toda cirurgia envolva riscos, esta é significativamente menos complexa do que a operação realizada em abril, que se estendeu por cerca de 12 horas.
Na ocasião anterior, o ex-presidente passou por uma cirurgia de emergência em um quadro descrito como “abdome hostil”. Desta vez, o procedimento será eletivo e seguirá protocolos amplamente adotados na medicina.
Entenda o que é hérnia inguinal bilateral e como funciona a cirurgia que Bolsonaro irá passar
A hérnia ocorre quando há uma fragilidade ou abertura na parede abdominal ou pélvica, permitindo que partes do intestino ou outros tecidos ultrapassem essa estrutura. A condição geralmente provoca um abaulamento visível e pode causar dor ou desconforto, especialmente durante esforços físicos.
Quando esse deslocamento acontece na região da virilha, a condição é chamada de hérnia inguinal. Ela é classificada como bilateral quando afeta simultaneamente os dois lados, direito e esquerdo.
O cirurgião do aparelho digestivo Paulo Barros, do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explicou anteriormente ao Estadão que o procedimento cirúrgico consiste em reposicionar o conteúdo abdominal e reforçar a área enfraquecida com uma tela de polipropileno, material sintético utilizado para fortalecer a parede abdominal e evitar novas protrusões.
STF autoriza visitas de filhos durante internação
O ministro Alexandre de Moraes autorizou, nesta quarta-feira (24), a visita do senador Flávio Bolsonaro e do ex-vereador Carlos Bolsonaro ao quarto onde Jair Bolsonaro está internado. Ambos deverão seguir as mesmas restrições impostas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que já se encontra no hospital. Também estão autorizados a visitar o ex-presidente os filhos Jair Renan e Laura Bolsonaro.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.