Com gripe e febre, Bolsonaro vai a reunião com embaixadores
O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou nesta segunda-feira (18), em conversa com apoiadores na entrada da residência oficial do Palácio da Alvorada, que está com sintomas de gripe, febre e que “não dormiu a noite toda”. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre seu estado de saúde.
“Não é falar bem de mim, queria estar na praia uma hora dessas. Eu entendo que o que acontece comigo é missão [de assumir a Presidência da República]. Não dormi a noite toda. Febre, gripe”,
afirmou Bolsonaro.
Na conversa com os apoiadores, o presidente tossiu algumas vezes e estava com a voz fanha.
O portal R7 procurou o Palácio do Planalto para saber se Bolsonaro realizou teste para Covid-19, se consultou algum médico e se realizou exame para outras doenças, mas não recebeu retorno.
Reunião com embaixadores
Mesmo com sintomas respiratórios, o presidente se reuniu no Palácio da Alvorada, na tarde desta segunda (18), com embaixadores para discutir o sistema eleitoral brasileiro. Em seu discurso, o presidente novamente levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas e atacou ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente afirmou que o primeiro ministro tornou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegível e disse que o petista seria o candidato de Fachin nas eleições de outubro.
Bolsonaro relembrou o inquérito aberto pela Polícia Federal (PF) para apurar eventuais invasões aos sistemas do TSE, em 2018:
“O hacker disse claramente que ele teve acesso a tudo dentro do TSE. Disse mais: obtive acesso aos milhares de códigos-fonte, que teve acesso a uma senha de um ministro do TSE, bem como de outras autoridades. Segundo o TSE, os hackers ficaram por oito meses nos computadores. […] O próprio TSE e a conclusão da própria Polícia Federal, o atacante conseguiu copiar toda a base de dados”,
completou.
O chefe do Executivo se tornou alvo de uma investigação, em tramitação no STF, por ter divulgado em uma live essas informações desse inquérito policial sigiloso em 2021.