Com gripe e febre, Bolsonaro vai a reunião com embaixadores

por Isadora Deip
com informações do R7 e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 18 jul 2022, às 18h56. Atualizado em: 19 jul 2022 às 10h13.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou nesta segunda-feira (18), em conversa com apoiadores na entrada da residência oficial do Palácio da Alvorada, que está com sintomas de gripe, febre e que “não dormiu a noite toda”. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre seu estado de saúde.

“Não é falar bem de mim, queria estar na praia uma hora dessas. Eu entendo que o que acontece comigo é missão [de assumir a Presidência da República]. Não dormi a noite toda. Febre, gripe”,

afirmou Bolsonaro.

Na conversa com os apoiadores, o presidente tossiu algumas vezes e estava com a voz fanha.

O portal R7 procurou o Palácio do Planalto para saber se Bolsonaro realizou teste para Covid-19, se consultou algum médico e se realizou exame para outras doenças, mas não recebeu retorno.

Reunião com embaixadores

Mesmo com sintomas respiratórios, o presidente se reuniu no Palácio da Alvorada, na tarde desta segunda (18), com embaixadores para discutir o sistema eleitoral brasileiro. Em seu discurso, o presidente novamente levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas e atacou ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente afirmou que o primeiro ministro tornou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegível e disse que o petista seria o candidato de Fachin nas eleições de outubro.

Bolsonaro relembrou o inquérito aberto pela Polícia Federal (PF) para apurar eventuais invasões aos sistemas do TSE, em 2018:

“O hacker disse claramente que ele teve acesso a tudo dentro do TSE. Disse mais: obtive acesso aos milhares de códigos-fonte, que teve acesso a uma senha de um ministro do TSE, bem como de outras autoridades. Segundo o TSE, os hackers ficaram por oito meses nos computadores. […] O próprio TSE e a conclusão da própria Polícia Federal, o atacante conseguiu copiar toda a base de dados”,

completou.

O chefe do Executivo se tornou alvo de uma investigação, em tramitação no STF, por ter divulgado em uma live essas informações desse inquérito policial sigiloso em 2021.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.