Utilizada há quase 30 anos no Brasil, a urna eletrônica transformou o rito eleitoral ao eliminar riscos de fraude e trazer mais confiança e segurança às eleições. Utilizar o equipamento eletrônico de votação pode gerar dúvidas na hora de o eleitor cumprir com seu dever cívico, como a ordem dos seis cargos em votação nas Eleições 2026, e como confirmar o voto.

Qual a ordem de votação na urna eletrônica em 2026?
Nas eleições de outubro, eleitores de todo o país vão às urnas para escolher seus representantes pelos próximos quatro anos, entre presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
O 1º turno das Eleições 2026 acontece no dia 4 de outubro, quando o eleitorado fará seis escolhas nas urnas, na seguinte ordem:
- deputado federal, com quatro dígitos;
- deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), com cinco dígitos;
- senador (primeira vaga), com dois dígitos;
- senador (segunda vaga), com dois dígitos;
- governador e vice-governador, com dois dígitos;
- presidente e vice-presidente da República, com dois dígitos.
Passo a passo: O que aparece na tela da urna após digitar o número?

Ao digitar o número de sua preferência, o eleitor deve ficar atento se o nome e a foto do candidato em que quer votar aparecem na tela.
O número digitado na urna eletrônica deve corresponder ao partido político do candidato, de 01 a 99. Se os dados estiverem corretos, basta apertar a tecla ‘Confirma’, na cor verde, para depositar o voto.
- Veja também: O que é suplente e qual o papel nas eleições?
Errei o número, e agora? Saiba como usar as teclas ‘Corrige’ e ‘Confirma’
Caso o eleitor tenha se enganado ao digitar o número de seu candidato, é possível corrigir a informação clicando na tecla ‘Corrige’, em vermelho. Na sequência, é possível digitar novamente o número correto.
É necessário validar as informações que aparecem na tela da urna eletrônica, com a foto e o nome do candidato. Se os dados estiverem precisos, basta apertar a tecla ‘Confirma’.
Como treinar o voto no Simulador da Urna Eletrônica do TSE
Os mais de 155 milhões de brasileiros com direito ao voto que vão às urnas nas Eleições 2026 podem se familiarizar com a urna eletrônica por meio de uma ferramenta online que simula o ambiente de votação.
Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no ar desde 2014, o Simulador de Votação ensina, de forma didática, os procedimentos para o momento de depositar o voto.
Ele pode ser acessado na página oficial do TSE por qualquer pessoa que esteja conectada à internet.
Recursos de acessibilidade: Como funciona a urna para pessoas com deficiência?
Além de seguro, o voto na urna eletrônica também é inclusivo. Desde a sua criação, em 1996, a urna eletrônica conta com teclas antiaderentes e números em alto relevo com o alfabeto em Braille, assim como com as teclas de “Confirma”, “Corrige” e “Branco”. Esse recurso é fundamental para que eleitores que tenham alguma deficiência visual possam saber quais são as teclas que estão pressionando.
As urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras também contam com uma voz sintetizada para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora de votar. Para utilizar a assistente de áudio, basta que o eleitor informe sua condição à equipe de mesárias e mesários assim que chegar à seção eleitoral. Dessa forma, serão entregues fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral, garantindo autonomia e preservação total do sigilo do voto.
O equipamento eletrônico de votação possui ainda tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os intérpretes de Libras aparecem no canto inferior da tela das urnas e traduzem ao usuário os cargos em votação.
Acompanhe as Eleições 2026 ao vivo no portal Ric
O portal Ric acompanha, em tempo real, todas as informações sobre as Eleições 2026, com notícias, orientações ao eleitor e cobertura completa do dia da votação. Fique por dentro e acompanhe tudo em um só lugar.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.