O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (15), que Brasil e Estados Unidos (EUA) terão uma conversa de negociação no dia seguinte. A afirmação foi feita durante um discurso na cerimônia do Dia do Professor no Rio de Janeiro.

Além disso, o chefe do Executivo comentou sobre a fala do presidente estadunidense Donald Trump, que afirmou que tinha “boa química” com o brasileiro.
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, brincou.”Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação (entre Brasil e EUA).”
Por mais que Lula não tenha entrado em detalhes sobre a negociação, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou aos EUA esta semana para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Rubio foi designado por Trump para representar os EUA nas negociações com o Brasil sobre o tarifaço.
Representantes do Brasil e dos EUA já conversaram sobre tarifaço pelo telefone
Vieira e Rubio conversaram por telefone na semana passada, quando acertaram uma reunião presencial em Washington para tratar das tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. Uma fonte com conhecimento do assunto confirmou à Reuters, sob condição de anonimato, que o encontro entre Vieira e Rubio está marcado para quinta-feira. O chanceler estava nesta quarta em reuniões com técnicos do governo brasileiro em Washington para se preparar para o encontro, acrescentou a fonte.
Trump anunciou recentemente uma tarifa de 50% sobre a exportação de vários produtos brasileiros aos EUA, citando entre os motivos o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Trump classificou o processo contra Bolsonaro como “caça às bruxas”.
Ao comentar a conversa telefônica que teve com Trump, Lula disse que não foi mencionado o processo contra Bolsonaro, apenas questões da pauta econômica entre os dois países.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui