Curitiba - Curitiba receberá a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em 19 de agosto. O encontro reunirá os sete governadores dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Entre os temas debatidos pelos governadores deve estar a proposta para mudar a Constituição Federal para que os estados possam criar regras de legislação penal.
“A mudança garantirá que estados editem leis para aplicar punições mais rígidas, garantindo mais tempo de regime fechado a condenados, sem precisar de uma discussão federal, que é naturalmente mais lenta. A Constituição do Brasil está prestes a completar 40 anos. É o principal marco da nossa democracia, um tratado que permitiu a estabilidade duradoura do país. Ela pode se adaptar aos novos tempos”, explica o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
Ainda dentro da área de segurança, as discussões devem tratar da importância pelo endurecimento das leis penais – proposta já inclusa no Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado.
O meio ambiente também será um tema debatido pelos governadores. A tendência é que seja feito um documento em conjunto que será encaminhado ao presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 30 (COP 30), André Corrêa do Lago. A carta deverá reforçar a importância da mata atlântica ao Brasil.
Cosud é formado por sete governadores e tem presidência rotativa

O Cosud é composto pelos sete estados do Sul e Sudeste do Brasil. Juntos, essas localidades representam 56% da população brasileira, e são responsáveis por 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os governadores que atualmente fazem parte do Cosud são:
- Ratinho Júnior (PSD) – Paraná;
- Jorginho Mello (PL) – Santa Catarina;
- Eduardo Leite (PSD) – Rio Grande do Sul;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – São Paulo;
- Cláudio Castro (PL) – Rio de Janeiro;
- Romeu Zema (Novo) – Minas Gerais;
- Renato Casagrande (PSB) – Espírito Santo.
O Cosud foi fundado em 2019 e atualmente é presidido por Cláudio Castro. A presidência do Conselho é rotativa, garantindo a alternância de liderança e promovendo um ambiente colaborativo entre os estados.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui