O último debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), foi recheado de troca de acusações, temas ideológicos e falta de respostas quanto a dados específicos sobre o uso do orçamento público.

Pimentel pressionou a opositora sobre como seriam executadas as medidas prometidas por ela e quanto custariam. Cristina, por sua vez, não soube responder a maioria destes questionamentos. A candidata do PMB perguntou para Pimentel, em diversas ocasiões, sobre como as mulheres de sua família viam os ataques que ela estaria recebendo da campanha do opositor e o candidato se limitou a pedir por respeito.
O debate foi produzido pela RPC e fecha a rodada de embates entre os candidatos antes do segundo turno em Curitiba.
Cristina não responde sobre como usará orçamento público
A candidata Cristina Graeml se negou a responder, em diversas ocasiões, como pretende aplicar o orçamento público, viabilizar suas propostas e a aplicação específica de suas propostas. Sobre os gastos da pasta da Saúde, por exemplo, Cristina afirmou que isso não importa para a população. “Eu não preciso dar respostas em percentuais, população, isso pouco importa. Há orçamento para saúde e não adianta ele ficar querendo jogar o percentual do orçamento para saúde para querer fazer parecer para você que eu não dou conta de gerenciar uma cidade”, respondeu Graeml.
Quando o assunto é CMEI, Pimentel questionou quantas unidades Cristina pretende construir em Curitiba e a candidata afirmou que não é possível ter esse dado no momento. “Ele me perguntou quanto do orçamento teria para construir creche e isso quem vai definir, isso a gente só vai saber depois que a Câmara Municipal votar a LOA, que é a Lei de Orçamento Anual, que é votada no fim do ano. O senhor deveria saber disso. Voltando às nossas propostas, o nosso foco é nenhuma criança fora da sala de aula”, disse Cristina.
A candidata também não soube precisar sobre o trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentado em seu Plano de Governo, afirmando que ainda será feito um estudo.
Cartilha LGBT nas escolas aparece em debate
Cristina Graeml acusou a atual gestão de espelhar uma “cartilha LGBT” nas escolas de Curitiba e Eduardo Pimentel rebateu.
“A prefeitura comprou 10 livros com a temática LGBT para ensinar professores a doutrinar adolescentes em conflito com a lei. Na página 75 de um desses livros, há um endeusamento de um assassino, conhecido como Madame Satã”, pontuou Gramel.
Pimentel rebateu a acusação da rival ao afirmar que as cartilhas foram compradas “a pedido do Ministério Público”. “Não venha dizer que foi para alguma escola. Por isso que eu recebi o direito de resposta em cima do teu Instagram”, completou o vice-prefeito.
Coligações e falta de governabilidade são temas do último debate em Curitiba
Os dois candidatos também entraram em embate sobre instabilidade durante um possível mandato de ambos os adversários.
Pimentel pontuou que a eleição de Graeml traria “instabilidade” na relação entre a Prefeitura de Curitiba com o Governo do Paraná. “A senhora brigou com o governador (Ratinho Jr.), tem falado mal dele na televisão. A Prefeitura brigada com o Estado, quem perde é a população. A senhora vai trabalhar em cima de conflito”, acusou o vice-prefeito.
Já Cristina, apontou possíveis problemas na governabilidade de Pimentel à frente da Prefeitura, devido a oito partidos terem integrado a coligação do candidato.
“A outra campanha que se juntou num grande conglomerado de oito partidos. O problema é quando você deve muito favor para muitos aliados políticos, como está acontecendo agora, e você terá que gerenciar pessoas que não sabem, como os atuais servidores, pessoas que estão lá por apadrinhamento político, mas nenhum conhecimento técnico”, finalizou Graeml.
Debate Curitiba: veja outros temas que foram alvos de embates de Cristina Graeml e Eduardo Pimentel
Ataques durante campanha eleitoral, creches, transporte público, saúde e outros temas foram debatidos entre os candidatos. Veja a lista abaixo:
- Graeml acusa Pimentel de comprar “cartilha LGBT” para escolas
- Candidatos entram em embate sobre ataques em campanha eleitoral
- Cristina e Pimentel falam sobre vacinação e saúde em Curitiba
- Valor do IPTU e da coleta de lixo movimenta candidatos
- Acusações a vice e a coligação esquentam discussões
- Pimentel pergunta quantos CMEIs Graeml fará e candidata não apresenta números
- Cristina e Pimentel discutem preço do transporte coletivo
- “Não divido a humanidade em caixinhas”, diz Graeml sobre propostas às mulheres
- Pimentel e Gramel trocam acusações sobre dados apresentados
- Debate Curitiba: obras para implementar VLT são discutidas
- Radares e “indústria de multas” movimenta candidatos em debate
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!