O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou na última quinta-feira (17) o julgamento do pedido de impugnação da candidatura do atual prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP). A oposição alega que o atual prefeito não poderia ter concorrido às eleições do ano passado, pois este seria o terceiro mandato ocupado por Pupin. No período de 2008 a 2012 o atual dirigente foi vice do ex-prefeito Silvio Barros, e atuou por seis meses na administração do Município de Maringá.
Por 6 votos a 1, o TSE recusou o recurso da coligação liderada pelo PT. Os votos a favor foram dos ministros Gilmar Mendes, Marcos Aurélio Mello, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Luciana Lóssio e a presidente da sessão, Carmem Lucia. O único voto contra foi do ministro Henrique Dias.
A legalidade da candidatura foi comprovada e Pupin continua com prefeito da cidade de Maringá. O ex-candidato a prefeito pelo PT, Ênio Verri posicionou-se em relação ao resultado em nota a imprensa. “Respeitamos e acatamos a decisão do TSE, de forma que a demanda que iniciamos na Justiça está, a partir de agora, encerrada”.