A defesa do vereador Rafael Araújo, preso nesta quinta-feira (9) em Cianorte, no noroeste do Paraná, disse que os medicamentos de emagrecimento vendidos pelo parlamentar e seu irmão não causaram prejuízos à saúde dos consumidores. Os dois foram presos, junto com a cunhada do político, durante uma operação que apura a venda ilegal desses produtos. 

Vereador foi preso por vender medicamentos falsos em Cianorte
Advogado acredita na inocência do vereador (Foto: reprodução / redes sociais / PCPR)

De acordo com o advogado Maurício Gonçalves Pereira, os produtos comercializados pelo vereador e seu irmão são isentos de registro da Anvisa. 

“Esses produtos emagrecedores são comercializados há décadas em todo o Brasil e não há nenhum registro, no caso específico do vereador Rafael e do seu irmão Rodrigo, de qualquer dano a algum consumidor. Não há nenhum consumidor relatando no caso concreto a ocorrência de algum prejuízo à sua saúde. Muito pelo contrário, o que se tem notícia é da recorrência da compra desses produtos com alto poder para emagrecimento. A defesa confirma a sua plena confiança de que Rafael e seu irmão serão inocentados e que tudo isso será devidamente produzido, inclusive com provas técnicas, provas periciais durante o curso do processo”, disse o advogado.

Vereador Rafael Araújo é preso junto com irmão e cunhada

Araújo e o irmão Rodrigo, foram presos durante os cumprimentos de mandados da Operação Fake Fitness, que apura a venda ilegal de medicamentos para emagrecimento. Além deles, a cunhada do vereador também foi presa. 

De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), os locais visitados pela polícia durante a operação funcionavam como fábricas clandestinas de medicamentos para emagrecimento. Ao todo, foram apreendidas mais de 4 mil embalagens de medicamentos, além de bulas, caixas e morfina. 

“Inicialmente, foram expedidas quatro ordens de busca e apreensão domiciliar em quatro endereços distintos. O objetivo era detectar a materialidade do crime. No momento das buscas, foi detectada uma mini fábrica clandestina de suplementos nas residências dos alvos, com a finalidade de emagrecimento. É importante salientar que produtos com essa finalidade (emagrecimento) passam a exigir o registro da Anvisa. Foram encontrados 7 kg de cápsulas de procedência totalmente ignorada, sem qualquer tipo de registro ou comunicação”, disse o delegado Luis Fernando Alves. 

Conforme o delegado, os policiais encontraram estruturas utilizadas para rotular, embalar e armazenar os produtos. 

Quem é Rafael Araújo, vereador preso pela venda ilegal de medicamentos para emagrecer

Conforme o site da Câmara Municipal de Cianorte, Rafael dos Santos Araújo, conhecido como Rafael Araújo, nasceu em 1987, no Hospital São Lucas, em Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

Aos seis anos, após a separação dos pais, passou a trabalhar nas ruas de Moreira Sales, no Noroeste do Paraná, para ajudar nas despesas de casa. Nessa época, engraxava sapatos e vendia sorvetes e laranjas.

Concluiu o ensino médio e, depois, mudou-se para Cianorte. Também morou em Tuneiras do Oeste, onde foi locutor de uma rádio comunitária e teve contato com lideranças locais.

Rafael Araújo é casado e tem dois filhos. Antes de entrar para a política, trabalhou como locutor nas portas de lojas e com vendas nas redes sociais.

Além das atividades profissionais, participou de projetos sociais, o que o tornou mais conhecido na cidade de Cianorte. Em 2024, foi eleito vereador e atualmente exerce o primeiro mandato no Legislativo municipal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.