Uma postagem em redes sociais do deputado estadual Coronel Lee (PSL) levou à Ordem dos Advogados do Brasil – seção Cascavel, a emitir uma nota de repúdio contra o parlamentar. Pelo Twitter, ele postou uma foto de uma mulher islâmica acorrentada, convocando feministas a lutarem pela causa.
No foto, a mulher está acorrentada e sendo segurada por um homem, que com o dedo, aponta para o céu, em referência a Deus. A imagem denota a submissão das mulheres sob o regime islâmico. Então o deputado pergunta: “Tenho uma causa para vocês militarem, feministas… Topam?”
Com as hashtags que o deputado coloca junto à imagem, ele se refere à tomada do Afeganistão pelo grupo radical Taliban, que nos últimos pronunciamentos que fez, não deixou claro qual é o nível de liberdade que dará as mulheres no país. Apenas diz que elas poderão viver livremente conforme regulamentam as leis islâmicas que, como se sabe, praticamente não traz muitas liberdades e direitos às mulheres.
Confira a postagem:
Tenho uma causa para vocês militarem, feministas…
— Deputado Coronel Lee (@coronellee190) August 17, 2021
Topam?#Taleban #afeganistao #Feministas #feminismo #LiberdadeDeExpressao pic.twitter.com/4I30qIA0Ha
Repúdio
Diante da postagem, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel repudiou não somente a postagem específica do deputado Coronel Lee, mas qualquer outra publicação de autoridades ou parlamentares que violem os direitos das mulheres. Ainda solicitou esclarecimentos por parte do deputado.
Confira na íntegra a nota da OAB:
“NOTA DE REPÚDIO E PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel, por sua Diretoria, bem como, a Comissão das Mulheres Advogadas e Comissão de Direitos Humanos, deliberaram por REPUDIAR toda e qualquer publicação realizada por qualquer autoridade ou parlamentar que:
- envolva imagem que possa caracterizar apologia a crime contra os direitos humanos;
- represente pauta de violação de direitos da mulher ou de promoção do preconceito;
- que represente afronta ou desrespeito a movimentos sociais que defendem maior igualdade, valorização e respeito dos direitos das mulheres;
Certamente, todo o povo brasileiro, especialmente as mulheres, repudiam qualquer ato de violência contra as mulheres, seja em nosso território ou em outro país.
Um deputado, eleito democraticamente como representante do povo, precisa estimular a paz, a segurança e a igualdade de gênero, não o desrespeito e estímulo à violência contra a mulher.
Não será por provocações envolvendo assuntos tão caros à existência humana, que a sociedade irá superar ou avançar naquilo que necessitamos.
Autoridades precisam dar exemplo, exigindo-se maior compromisso com a pluralidade e promoção de direitos humanos, em substituição ao antagonismo que atrasa e nada constrói, que alguns insistem em promover.
Diante disso, repudiamos e solicitamos retratação pública e explicações ao Deputado Coronel Lee, quanto à publicação em suas redes sociais realizada nesta data, que pode configurar violações aos princípios constitucionais, direitos humanos e valores acima apontados.
Desde já, esclarecemos que tal fato será encaminhado à OAB Seccional do Paraná, para análise das medidas cabíveis.
Cascavel, 18 de agosto de 2021.
Neide Simões Pipa Andre
Presidente da Comissão da Mulher Advogada
Claudemir Schimidt
Presidente da Comissão de Direitos Humanos
Jurandir R .Parzianello Júnior
Presidente da OAB Subseção de Cascavel/PR“
Resposta
Em resposta à nota de repúdio da OBA, a assessoria do Coronel Lee afirmou que é “lamentável que pessoas usem o nome da OAB para divulgarem ideologias”. Confira na íntegra:
“É lamentável pessoas que usam o nome de uma instituição renomada como a OAB Cascavel para divulgarem suas ideologias. Aonde estavam essas pessoas em missões que demos combate, na defesa das mulheres? Nossa intenção é sempre agruparmos pessoas para a guerra e nunca separar. Esperamos uma retratação da OAB Cascavel.”
Ainda, em um vídeo divulgado, o Coronel Lee explicou que a intenção do post era “convocar as feministas para uma nova guerra”.
“O que vale é a intenção. Qual a intenção deste post? É conclamar, inclusive as feministas, principalmente as feministas, ‘vamo com a gente?’, estamos indo para uma nova guerra. Esse é o ‘modus operandi’ do Coronel Lee. É da gente ter novos aliados para partir para uma nova guerra […]. Agora se vocês têm uma mente deturpada que estão pensando outra coisa, sinto muito, não coloquem palavras na minha boca”.
disse o Coronel Lee em suas redes sociais.