Curitiba - Os deputados estaduais do Paraná realizam nesta terça-feira (1º) uma audiência pública para discutir a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, encaminhada pelo Governo do Estado. A audiência acontece no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças e contará com a participação de técnicos da Secretaria da Fazenda, que vão apresentar dados e responder aos questionamentos dos parlamentares.

Deputados devem discutir a LDO 2026 antes do recesso
Discussão deve acontecer nesta terça-feira na Alep (Foto: Josette Leprevost/Alep)

A proposta enviada pelo Executivo estima uma receita total de R$ 82,9 bilhões para o próximo ano, com previsão de R$ 6,6 bilhões em investimentos. A LDO serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e define as metas e prioridades do governo.

De acordo com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da comissão e proponente da audiência, o encontro também será uma oportunidade para análise de emendas parlamentares. Até o momento, foram apresentadas 161 emendas ao texto.

Na última semana, o Governo do Estado encaminhou alterações à proposta original da LDO. Entre os pontos incluídos está a criação de limites para o crescimento das despesas correntes dos órgãos do Executivo, com a justificativa de preservar a nota “A” do Paraná na Capacidade de Pagamento (Capag), indicador usado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde fiscal dos estados.

Outra mudança proposta prevê a devolução ao Estado dos recursos não utilizados por órgãos públicos como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

Após a audiência pública, a LDO segue para análise das comissões permanentes e posterior votação em plenário, em dois turnos. A aprovação da lei deve ocorrer antes do recesso parlamentar.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.