Curitiba - Os deputados estaduais do Paraná realizam nesta terça-feira (1º) uma audiência pública para discutir a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, encaminhada pelo Governo do Estado. A audiência acontece no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças e contará com a participação de técnicos da Secretaria da Fazenda, que vão apresentar dados e responder aos questionamentos dos parlamentares.

A proposta enviada pelo Executivo estima uma receita total de R$ 82,9 bilhões para o próximo ano, com previsão de R$ 6,6 bilhões em investimentos. A LDO serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e define as metas e prioridades do governo.
De acordo com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da comissão e proponente da audiência, o encontro também será uma oportunidade para análise de emendas parlamentares. Até o momento, foram apresentadas 161 emendas ao texto.
Na última semana, o Governo do Estado encaminhou alterações à proposta original da LDO. Entre os pontos incluídos está a criação de limites para o crescimento das despesas correntes dos órgãos do Executivo, com a justificativa de preservar a nota “A” do Paraná na Capacidade de Pagamento (Capag), indicador usado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde fiscal dos estados.
Outra mudança proposta prevê a devolução ao Estado dos recursos não utilizados por órgãos públicos como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.
Após a audiência pública, a LDO segue para análise das comissões permanentes e posterior votação em plenário, em dois turnos. A aprovação da lei deve ocorrer antes do recesso parlamentar.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui