A criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não foi aprovada, porém, 21 deputados paranaenses e dois senadores já assinaram o pedido para abertura. O pedido formal foi feito pela oposição na última segunda-feira (12).

O requerimento foi proposto pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Apesar de já contar com as assinaturas necessárias, a instalação da CPMI depende do aval do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que precisa ler o requerimento de abertura em plenário durante uma sessão no Congresso.
Dos representantes paranaenses, 21 deputados e dois senadores já assinaram o pedido a favor da criação da CPMI, veja a lista:
- Luísa Canziani (PSD)
- Sargento Fahur (PSD)
- Reinhold Stephanes (PSD)
- Rodrigo Estacho (PSD)
- Luciano Alves (PSD)
- Vermelho (PP)
- Tião Medeiros (PP)
- Dilceu Sperafico (PP)
- Pedro Lupion (PP)
- Ricardo Barros (PP)
- Luiz Carlos Hauly (Podemos)
- Felipe Francischini (União)
- Matheus Laiola (União)
- Padovani (União)
- Geraldo Mendes (União)
- Diego Garcia (Republicanos)
- Sergio Souza (MDB)
- Giacobo (PL)
- Felipe Barros (PL)
- Beto Richa (PSDB)
- Luciano Ducci (PSB)
Além dos deputados, os dois senadores que assinaram a iniciativa foram Sergio Moro (União) e Flávio Arns (PSB). O levantamento foi feito pela produção do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.
Fraude no INSS
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão informar sobre as irregularidades. Conforme o governo federal, 9 milhões de beneficiários receberão uma mensagem pelo aplicativo Meu INSS, onde poderão relatar os problemas.
Os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025.
O contato do INSS com os beneficiários é feito pelo aplicativo oficial. Cerca de 9 milhões de segurados devem ser contatados com mensagens no aplicativo Meu INSS. Nesta terça, o programa apresentou instabilidade devido à quantidade de acessos. Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!