Os deputados estaduais do Paraná retomaram, nesta segunda-feira (2), os trabalhos na Assembleia Legislativa, em Curitiba, após o recesso parlamentar. O calendário parlamentar deste ano deverá ser ajustado em função das Eleições 2026.

Alexandre Curi Assembleia
Alexandre Curi (PSD), que preside a Alep, ao lado do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega (esq.). (Foto: Orlando Kissner)

O presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), deverá se reunir com lideranças partidárias e propor o adiamento do recesso do meio do ano, que ocorre em julho, para setembro, de modo a minimizar os impactos à atividade parlamentar durante o período eleitoral.

“Este ano apresenta desafios específicos, e haverá um esforço para garantir que os trabalhos da Assembleia continuem atendendo aos interesses da população. Em relação à organização do recesso parlamentar, proporemos que ele ocorra nos últimos 15 dias de setembro, visando minimizar impactos nos trabalhos da Casa e no período eleitoral”, explicou.

A volta das atividades foi marcada por uma sessão solene, presidida por Alexandre Curi, que é pré-candidato ao Governo do Paraná. O governador Ratinho Junior (PSD) foi representado pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. Na oportunidade, o presidente da Alep destacou os resultados alcançados no último ano, quando mais de 700 projetos foram apresentados.

Avançamos em eficiência no Plenário, com 700 projetos aprovados e mais de 5 mil proposições apresentadas em 2025. Um recorte absoluto. Foi o melhor resultado da história da Assembleia Legislativa. Nosso objetivo também é a eficiência em relação à transparência da Assembleia, que terminou 2025 como a mais transparente do Brasil”, comentou o presidente da Alep.

Projetos aprovados no plenário

Sete dos oito projetos que estavam na ordem do dia foram à votação no plenário. Entre os projetos aprovados está o reconhecimento da Festa da Tainha de Guaratuba como manifestação cultural e gastronômica do estado, proposto pela deputada Marli Paulino (SD), e a criação de uma semana para conscientizar e incentivar a adoção de animais idosos, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD).

Alexandre Curi também anunciou a tramitação, nas próximas semanas, de um projeto de lei do Executivo para atualizar as regras dos exames obrigatórios para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A proposta deverá reduzir em 55% o custo dos exames médicos e psicológicos, que hoje somam R$ 404,74, para um teto de R$ 180, além de prever outras alterações. A medida integra o pacote já implementado no estado, que inclui a redução da alíquota do IPVA para 1,9%, a CNH Social e a possibilidade de renegociação das dívidas de IPVA com redução de até 90% de juros e multa.

*com informações da Alep

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.