O médico Ricardo Barbosa, que perdeu o visto de entrada nos Estados Unidos após celebrar a morte de Charlie Kirk nas redes sociais, explicou a postagem. De acordo com o neurocirurgião, o comentário viralizou por estar “fora de contexto”.

médico que comemorou morte de Charlie Kirk
O comentário do médico sobre Charlie Kirk viralizou nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em uma publicação, Barbosa afirmou que se tratou de uma “colocação infeliz”, e que foram divulgadas imagens que “distorceram o conteúdo original”. Além disso, ele afirmou que o conteúdo que viralizou não condiz “com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional”. Por fim, o médico pediu desculpas à família de Charlie Kirk.

“Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo. Peço desculpas à família enlutada em registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética”, escreveu.

Médico brasileiro tem visto revogado após comemorar a morte de Charlie Kirk

Christopher Landau, vice-secretário de Estados dos Estados Unidos, anunciou que mandou retirar o visto de um médico brasileiro que celebrou a morte de Charlie Kirk, ativista político que morreu com um tiro no pescoço na última quarta-feira (10). O neurocirurgião em questão teria parabenizado o suspeito do crime em um comentário no Instagram.

médico que comemorou morte de Charlie Kirk
O médico que comemorou a morte de Charlie Kirk foi identificado como Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Fox News)

“Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”, comentou o brasileiro.

Após o comentário, o vereador Thiago Medina, líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, enviou um screenshot da publicação para o vice-secretário americano. O post chamou a atenção de Landau.

No próprio X, antigo Twitter, o vice-secretário criticou a publicação do médico brasileiro, e questionou se ele havia realizado o juramento médico. Por conta do comentário sobre Charlie Kirk, Landau afirmou que solicitou que o visto americano do neurocirurgião seja revogado.

“Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse”, publicou. “Eu também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda.”

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.