Apenas dois dos 30 deputados federais da bancada do Paraná na Câmara dos Deputados não estavam presentes na sessão plenária que aprovou o projeto do Governo Federal que isenta do pagamento de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês.

A votação foi unânime pela aprovação, unindo oposição e governistas — até por conta da proximidade com a eleição de 2026. Foi uma forma também dos deputados tentarem limpar a barra com a opinião pública após a fracassada tentativa de aprovar a controversa PEC da Blindagem.
Dentre os paranaenses, Geraldo Mendes (União Brasil) e Luciano Alves (PSD) estão na lista de ausentes.
A proposta de isenção do IR até R$ 5 mil é uma promessa de camapanha do presidente Lula e certamente será usada como uma das principais bandeiras econômicas do atual governo e muito explorada no período eleitoral que se avizinha.
A proposta precisa ainda ser votada no Senado Federal para só depois seguir para sanção do presidente Lula. A expectativa no Senado é de aprovação também por unanimidade, já que nenhum senador vai querer votar contra a isenção na véspera da eleição que vai renovar 2/3 da composição da Câmara Alta.