Além de evitar filas no dia das eleições, a biometria traz mais segurança no momento da identificação do eleitor. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que estiver com a situação regularizada mas não ter o cadastro da biometria, poderá votar normalmente apresentando os documentos necessários.

Leia também:
- Paraná registra mais candidatos a vice do que a prefeito. Entenda!
- Candidato pode ser preso antes da eleição? Entenda casos!
- Confira o time do coração dos candidatos a prefeito de Curitiba
Quais documentos são válidos para apresentar no dia das eleições 2024?
Os documentos com foto, válidos para conseguir votar são: e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho (em formato físico) e CNH.

No entanto, o e-Título só é válido para votar apenas para quem já tem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não tenha a biometria, no dia das eleições é necessário levar um documento com foto.
Mesmo que o título em formato físico não seja obrigatório, já que não apresenta a foto do eleitor, o documento pode ser levado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o título físico facilita o processo no momento da verificação do número da Seção Eleitoral.
Como consultar a situação eleitoral
Para que o eleitor vote nas eleições 2024, mesmo se tiver o cadastro da biometria, a situação eleitoral precisa estar regularizada. Com isso, para verificar a situação, é necessário acessar o site do TSE que está abaixo, clicar no tópico 7 e informar o número do CPF, nome completo ou o número do título.
Site TSE: www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor
Reabertura do cadastro da biometria para as eleições
Os eleitores sem a biometria cadastrada poderão realizar o procedimento a partir do dia 5 de novembro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Para isso, é necessário comparecer a um Cartório Eleitoral mais próximo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui