Curitiba - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin assume nesta segunda-feira (29) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e também a do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Gaúcho de nascimento, da cidade de Rondinha, Fachin fez toda a carreira jurídica no Paraná, tendo se formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980 e lecionado em diversas outras instituições em Curitiba como na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Unicuritiba. Fachin também foi procurador do Estado do Paraná.
Por conta desta formação e histórico da carreira jurídica, Fachin escalou profissionais egressos da UFPR para compor a equipe que vai tocar a parte administrativa da Suprema Corte.
O Blog Politicamente apurou que são pelo menos seis oriundos da Federal do Paraná com cargos estratégicos.
Roberto Dalledone Machado Filho será o Secretário Geral do Supremo; Desdêmona Arruda vai assumir a Diretora Geral; André Giamberardino, que foi defensor público-geral do Paraná, ocupa a chefia de gabinete da Presidência.
Stephanie Uille Gomes de Godoy, juíza auxiliar da presidência, também é egressa da UFPR, assim como José Arthur Castillo de Macedo, que será chefe de gabinete do Secretário Geral; e Vanessa Prateano que vai ocupar a assessoria especial da Presidência.
As informações foram dadas em primeira mão no Blog Politicamente.