Eduardo Bolsonaro tem dado o que falar nas redes sociais do Twitter e Instagram, com publicações polêmicas que causam muitas controvérsias entre os internautas e meio político.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chamou de “lamentável” e “irresponsável” a postagem em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) culpa a China pela pandemia do coronavírus.

O filho do presidente Jair Bolsonaro acusou o País de preferir esconder a doença a se expor ao desgaste, e sugeriu que uma ação contrária poderia ter salvo muitas vidas.

As críticas de Doria foram publicadas na mesma rede social. Confira abaixo o tweet que gerou a polêmica:

Declaração de Eduardo Bolsonaro sobre China influencia em questões econômicas para o Brasil

Só no ano passado, a China comprou US$ 65,4 bilhões em produtos brasileiros.

Reforçando que o país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil, o governador de São Paulo repudiou a atitude de Eduardo Bolsonaro.

“Além do absurdo de minimizar a pandemia e convocar manifestações, ignorando protocolos mundiais de saúde, colocando em risco milhares de vidas, agora ele envergonha os brasileiros com declaração preconceituosa”, afirma Doria.

As declarações fazem referência à convocação, por parte do presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, às manifestações pró-governo.

A afirmação de Eduardo Bolsonaro repercutiu depois que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, publicou um tweet repudiando as palavras do deputado e cobrando um pedido de desculpas ao povo chinês.

Logo na sequência, o perfil oficial da embaixada chinesa disse que Eduardo, ao voltar dos Estados Unidos, contraiu um “vírus mental” que está “infectando a amizade” entre os povos.

Eduardo rebate com outra publicação

Devido a repercussão do tweet de Eduardo Bolsonaro, o deputado fez uma outra publicação justificando sua postura.

O post dizia que sua revolta era com o Governo da China e não com a população chinesa, por atrasarem a prevenção contra o vírus no mundo todo.

Confira o tweet:

A embaixada da China respondeu a nota do deputado: “tiro no pé”.

Quem é Eduardo Bolsonaro?

Eduardo Bolsonaro é o terceiro filho do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército e político, formado em Direito pela UFRJ.

Casado com Heloisa Wolf desde 2019, foi reeleito deputado federal do estado de São Paulo, nas eleições de 2018, com o maior número de votos da história do país.

No ano passado, o presidente da República cogitou nomear Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. Porém, não recebeu apoio do Senado Federal, desistindo do pleito.

As principais propostas do deputado federal Eduardo Bolsonaro são:

  • Redução da maioridade penal;
  • Agronegócio contra invasões MST;
  • Fim do auxílio-reclusão para presos;
  • Trabalho obrigatório para presos;
  • Planejamento familiar (PEC 584/02);
  • A favor do armamento;
  • Valorização das forças armadas;
  • A favor do livre-comércio.