Curitiba - O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, apresentou nesta terça-feira (13) um novo protocolo sobre internação involuntária na capital paranaense. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito declara que haverá internação em casos em que a vida estiver em risco. Ainda segundo Pimentel, serão apenas em casos específicos, com critérios médicos rigorosos.

Montagem com fotos de internação involuntária e do prefeito Eduardo Pimentel
Internação involuntária tem novo protocolo em Curitiba (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

“Em Curitiba haverá internação involuntária nos casos em que a vida estiver em risco”, declarou Eduardo Pimentel.

No vídeo publicado pelo prefeito, aparece imagens de uma moradora em situação de rua sendo abordada pela equipe da Prefeitura de Curitiba. A mulher é conhecida de alguns seguidores, que indicaram que ela ficava na região da Avenida das Torres. Conforme Pimentel, a mulher é dependente química e possui várias passagens pela polícia.

“Para que casos assim não continuem se repetindo, determinei um novo protocolo em que as pessoas que não tenham mais condições de se cuidar e que representem risco grave à própria vida ou à vida de terceiros, poderão ser internadas compulsoriamente. Isso não é regra, nem decisão política. As internações ocorrerão apenas em casos específicos, com critérios médicos rigorosos e dentro do que a lei federal permite. A avaliação será feira por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde, que vão definir quando há indicação de internação”, declarou o prefeito de Curitiba.

A mulher que aparece nas gravações foi internada involuntariamente. Ainda segundo o prefeito, ela será levada para uma Unidade de Estabilização Psiquiátrica e na sequência para um leito de Saúde Mental.

“A paciente foi encaminhada pelo Samu à Unidade de Estabilização Psiquiátrica Irmã Dulce, onde passará por processo de desintoxicação e estabilização clínica, antes da internação em leito de Saúde Mental. Depois que ela estiver estabilizada e desintoxicada, vai ser internada em leito de saúde mental e vai ter um plano terapêutico individual. Seguirá sendo acompanhada pelas equipes de saúde e a prefeitura dará o suporte necessário para sua reinserção social”, esclareceu Pimentel.

Assista ao vídeo publicado pelo prefeito de Curitiba sobre internação involuntária:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.