Curitiba - O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), garantiu que manterá o preço da passagem de ônibus na capital sem reajuste, pelo menos até a nova concessão do transporte público – edital deve ser lançado em novembro. Além disso, o prefeito declarou que não haverá alteração no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), independente, dos descontos programados no IPVA.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News, Pimentel reforçou que a nova concessão do transporte terá a participação da população curitibana, que poderá conhecer as propostas em audiências públicas. O período de transição da nova concessão, que pode durar até 24 meses, não terá alteração no valor da passagem, segundo o prefeito.
“Eu já me comprometi de não aumentar a tarifa durante todo esse processo de nova concessão. Nós aprovamos em agosto, na Câmara Municipal de Curitiba, a nova lei do transporte que permitiu fazer essa nova licitação e criou esse período de transição, de até 24 meses, em que eu já falei ‘não vai aumentar a tarifa’. Sem dúvida, agora com o processo de audiência pública, eu quero que não aumente, pelo contrário, se puder quero baixar a tarifa, mas ainda não posso garantir porque não estamos com todas as informações na mão”, declarou Pimentel.
Ao ser questionado sobre a redução do IPVA, anunciada pelo governador Ratinho Jr, o prefeito parabenizou a conquista, e tranquilizou os curitibanos reforçando que o valor não será injetado em outros impostos. “Não tem previsão de aumento do IPTU, as contas da cidade estão em dia. Temos feito uma organização das contas, trabalhando com responsabilidade”, completou.
Eduardo Pimentel destaca trens que cruzam Curitiba
Durante a entrevista, Pimentel também comentou sobre os trens que cruzam Curitiba e recentemente causaram acidentes com repercussão nacional. Conforme o prefeito, esta discussão não pode ser feita na construção da nova concessão do transporte público da capital, pois compete a uma concessão federal.
A concessão da malha ferroviária será renovada em 2027 e Pimentel garantiu que irá brigar pela construção de um contorno ferroviário, com o objetivo de desviar as linhas férreas da área urbana.
“É uma concessão federal para uma empresa particular. Em 2027 é a nova concessão federal da malha ferroviária. Estamos pedindo para que sejam retirados os trilhos através de um contorno ferroviário na cidade. Se não permitirem agora, só poderá ser feito daqui a 35 anos. Tem que estar previsto nesta nova concessão”, destacou Eduardo Pimentel.

Futuro político
O prefeito Eduardo Pimentel também aproveitou a entrevista na sede do Grupo Ric para agradecer pela avaliação positiva na gestão. Em levantamento recente, o prefeito aparece com 80,5% de aprovação.
“Uma alegria muito grande, um orgulho muito grande, mas também um grande desafio que é manter esse bom ritmo de trabalho. Fico feliz e por trazer Curitiba na primeira colocação entre capitais avaliadas. Eu acho que a grande resposta a sociedade é ouvir a população. O que eu tenho feito muito é na rua, ouvindo, conversando, audiência pública, e eu acho que a população tem percebido isso”, agradeceu Pimentel.
Sobre as eleições de 2026, Pimentel fez mistério em relação ao governo do Estado, porém, destacou que apoiará a continuidade do trabalho feito por Ratinho Jr. Aliás, o prefeito reforçou que estará na campanha para o governador na disputa pela Presidência da República.
“Meu pré-candidato a presidência da República é o governador Ratinho Jr, pelo trabalho que desenvolveu no Paraná nos últimos anos. Vou levar o nome dele com muita tranquilidade, o país merece serenidade”, finalizou.
Assista à entrevista completa no Jornal da Manhã:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.